01/09/2020

Confira as 10 entrevistas históricas do Portal ON

Grandes personalidades foram entrevistadas pelo nosso portal nos últimos 10 anos

Isabella Anunciação

Nos tempos em que dialogar com a família depois do jantar era mais comum, alguns avós sentavam em suas poltronas para contar suas aventuras e transmitir ensinamentos. Em outras circunstancias, uma roda de amigos na porta de casa também sempre foi muito atrativa para os amantes dos “causos”. Nestas duas situações, saber das histórias, ou até mesmo relatos da vida alheia, é o que unia, e une, grande parte das pessoas.

Os tempos mudaram e com o avenço do mundo intermidiático muitas das histórias passaram a ser compartilhas pela internet. Neste cenário, a mudança também aconteceu na maneira em que o jornalismo comunica a notícia. Além do jornal impresso, da rádio e da televisão, a informação passou a ser transmitida nas mídias digitais.

O Portal Nogueirense, agora pertencente ao grupo Portal ON, nasceu nesse contexto. Por meio do nosso canal de notícias na internet, centenas de coberturas e grandes reportagens já foram feitas. E se compartilhar histórias é o que nos une, por que não contar para vocês os relatos das grandes personalidades que já entrevistamos?

Relembre com a gente as 10 principais entrevistas feitas nestes 10 anos do Portal ON

Quero abrir este momento com o relato do nogueirense que testemunhou a história e o desenvolvimento do progresso de Artur Nogueira. Na semana em que Ricardo Berni completou 100 anos de idade, em novembro de 2012, a equipe de jornalismo do Portal Nogueirense passou uma tarde com o aposentado. Além dele ter conhecido pessoalmente duas figuras marcantes de nosso município, Berni refletiu sobre a vida e relembrou a construção histórica de Artur Nogueira. “Tem muita gente por aí que mal tem cinquenta anos e acha que a vida está acabando”, disse na ocasião.

No link, você é convidado a reler a entrevista, uma conversa que ficará para sempre na memória e no coração de quem conheceu este nogueirense em vida.

Do sofá de dona Irene Stein, o jornalista Rui do Amaral descreve a conversa vívida que teve com a viúva do quarto prefeito do município.

Irene faleceu no dia 4 de junho deste ano, entretanto, em vida teve uma visão privilegiada do princípio da história nogueirense e, com uma lucidez invejável, relembrou desta trajetória ao Portal em 2016.

“Relembrar o passado é saber evoluir e ser melhor no futuro” é uma frase que você já deve ter ouvido em algum momento. Por isso, sugiro a você, caro leitor, a acompanhar todas as entrevistas até o fim. E para seguirmos, vamos recordá-lo de uma história de amor mais que fascinante.

Alice e Luiz Gallani foram casados durante 57 anos. “Nunca nos vimos, mas isso não impediu o nosso amor”, relata o cônjuge em junho de 2013 ao Portal Nogueirense. Confira a história deste casal especial. Especial não pela deficiência visual, mas pela trajetória de vida e pelo amor que os manteve unidos há tantas décadas.

Alice Patrocínio de Morais Gallani faleceu aos 85 anos no dia 17 de junho deste ano e Luiz Gallani aos 82 anos em julho de 2015.

Se recordar é viver, então convido vocês a se debruçar no relato mais inspirador já publicado por este veículo de comunicação.

Luiz Cietto e Daniel Silva fugiram das casas dos pais e foram morar nas ruas. Viviam uma realidade miserável em São Paulo, dormindo em construções e carros abandonados. Sempre com muita fé em Deus, os dois estudaram e conseguiram mudar radicalmente de vida. Um deles se transformou em auditor da Receita Federal e outro foi o criador do curso de Enfermagem da Unicamp.

A vida desses dois homens representa o que o educador Paulo Freire disse um dia: Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. E como ambos disseram, “Nós somos a prova viva do poder transformador da Educação”.

Quer assunto que crie mais laços do que falar de amor? Por esse motivo, não podíamos deixar passar a história emocionante de dona Ida Luzia Benatti de Oliveira e do senhor Sebastião Cardoso de Oliveira Filho.

O casal, que viveu 73 anos juntos, iniciou a união de uma maneira um tanto atípica. O cenário estava totalmente contra, mas o destino exerceu seu implacável papel e ajustou os eixos da vida dos dois.

Infelizmente, Dona Ida faleceu em 2016, mesmo ano da entrevista, todavia deixou seu exemplo como mulher, esposa, mãe e avó.

Outra grande pessoa que deixou seu legado foi Piet Schoenmaker. A figura icônica da maior exposição de flores da América Latina e da própria cidade de Holambra, faleceu em janeiro deste ano.

Seus 60 anos habitando em Holambra lhe gerou reconhecimento. Através de seus ensinamentos e da arte da dança, Piet recebeu em 2016, uma escultura em sua homenagem na entrada da Cidade das Flores.

A vida, a dança e a forma de enfrentar os problemas é o que fez dele um exemplo de ser humano e com que ele fosse querido por todos que os rodeavam. Confira parte de sua história.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Vamos voltar no túnel do tempo? Quem lembra como a cantora da Lagoa dos Pássaros fez deste espaço o seu palco? A entrevista com Marcedita, nome artístico de Mercedes Tomé Gonçalves, sem dúvidas, foi uma das histórias mais pedidas pelos leitores em 2011.

É impossível não soltar algumas risadas no decorrer da leitura do texto. Mercidita é cativante e, se você acompanhou o texto até aqui, não deixe de ler a história de sua trajetória.

Em um jogo de tabuleiro, a peça mais forte é a dama. No entanto, as damas da vida real nem sempre são vistas assim. A primeira vereadora de Artur Nogueira quem o diga.

Floripes Aparecida Chiste foi eleita em 1988 por 250 votos e deu o primeiro discurso da Casa em 1989. Essa conquista foi histórica e vale a pena ser relembrada.

Em uma época em que mulheres eram vistas apenas como donas de casa e cozinheiras, Floripes mostrava que mulher poderia estar no lugar que quisesse.

Entre tantas histórias de superação e determinação, o relato do primeiro médico residente de Artur Nogueira também não poderia faltar nesse top 10. Vale ressaltar que a ordem em que cada entrevista foi posta não relaciona com seu grau de importância.

Dr. Décio Queiroz Telles saiu de São Paulo para trabalhar três meses em Artur Nogueira, mas já está há mais de 40 anos no município.

Em entrevista, Dr. Décio recorda da infância, de como saiu de São Paulo e veio para o município ‘Berço da Amizade’ e comenta sobre a sua saída polêmica da clínica na Av. Fernando Arens.

Sabe a poltrona do vovô citada no início do texto? A história que você lerá agora é digna de toda atenção. Leia como se fosse sua avó estivesse em um desses assentos.

Aurora Bratfisch viveu 102 anos e aos 101 teve a oportunidade de relatar sua vida na roça e como criou seus filhos. Sua história se assemelha a de muitos munícipes que já lutaram e os que continuam lutando pela educação da geração futura, pela qualidade de vida e pelos seus sonhos.

No tempo dedicado a leitura deste texto, você pôde observar diferentes realidades. Algumas até parecidas, mas cada uma com sua peculiaridade. E o que seria isso se não a vida?

O grupo Portal ON comemora 10 anos. 10 anos de existência e de reprodução de histórias. E ao recordarmos de tantos relatos, de superação a romances, deixamos um conselho: faça do tempo o seu aliado, e assim, seja criador da sua própria história.

………………………………..

O Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.