24/04/2018

Monte Mor reduz para zero os casos de dengue

Levantamento se refere a primeiro trimestre de 2018

As ações de limpeza, manutenção e cidadania da Prefeitura de Monte Mor, por meio das Secretarias de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, apresentaram resultados positivos no combate ao mosquito Aedes aegypti. O departamento de Vigilância em Saúde, não registrou casos de Dengue, Zika, Chikungunya nos primeiros três meses deste ano. A redução é 100% comparado aos anos de 2016 e 2017, quando foram registrados 47 casos positivos em 2016 e 4 em 2017.

Ações realizadas para redução dos casos positivos:

  • Atendimento à solicitação de munícipes: é realizado atendimento à denúncia ou solicitações relacionadas à infestação pelo mosquito Aedes aegypti e a ocorrência de casos de dengue, doença aguda pelo vírus Zika e febre Chikungunya.
  • Atividade de bloqueio de transmissão de casos humanos de dengue, doença aguda pelo vírus Zika, febre Chikungunya: essa tem como objetivo impedir ou interromper a transmissão nas áreas em que o caso suspeito permaneceu durante o período em que poderia transmitir a doença. Inclui a atividade de bloqueio de criadouros que é voltada para eliminação das formas imaturas do vetor (ovos, larvas e pupas) e a atividade de bloqueio de nebulização (fumacê) que é direcionada à eliminação do mosquito adulto.
  • Avaliação de densidade larvária: a avaliação de densidade larvária (ADL) consiste na estimativa dos níveis de infestação do Aedes aegypti em uma determinada área geográfica em um dado momento. É obtida mediante amostragem de imóveis para obtenção de índices de infestação e informações sobre os recipientes encontrados.

Além das atividades descritas, são realizadas periodicamente ações educativas em escolas, unidades de saúde e locais de grande circulação de pessoas e outros, por meio de teatro, palestras, bancas expositivas e distribuição de material educativo.

………………………………..

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.