16/03/2024

Mulheres ocupam 54% das operações no setor de bares e restaurantes, aponta Abrasel

Percentual de mulheres sócias no setor chega a 38,22%

O setor de alimentação fora do lar conta com mais de 1,6 milhão de mulheres empregadas. O cenário dos bares e restaurantes aponta dados positivos quando colocada a discussão sobre a presença das mulheres. As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), revelam que as mulheres compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar. No âmbito informal, esse índice atinge 56%.

A presença das mulheres também é observada na gestão dos negócios de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel, o percentual de mulheres sócias no setor chega a 38,22%. O índice é maior do que em outros setores, como agropecuária (36,61%), comércio (35,15%), construção civil (24,10%) e indústria (30,63%).

O Banana Café Campinas, é um exemplos da força feminina no setor. As mulheres são 16 do total de funcionários, correspondente a 60% do quadro. Camila Coratti, Chef Executiva da casa, ressalta que a força feminina vem aumentando no setor, indo além dos cargos de atendimento e administrativos. “Cada vez mais as mulheres estão entrando no mundo da gastronomia, coquetelaria e as portas estão abertas para alcançarem cada vez mais cargos de liderança”, diz.

“A exposição de mulheres bem sucedidas em suas profissões encorajam outras mulheres a trabalhar em bares e restaurantes e acreditar que elas podem chegar a um cargo de liderança dentro dos restaurantes, já que hoje não é mais uma posição somente masculina”, completa.

O restaurante e Bar Empório do Nono e a Spozzito Pizzaria e Restaurante, localizados no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, também é um exemplo do a força feminina no setor de restaurantes. Ao todo, as casas empregam 18 mulheres em cargos como gerentes, recepção, Chef de cozinha e serviços internos. “Atualmente, elas representam 35% do total de colaboradores”, conta o proprietário Norival Luiz Pattaro Junior.

Marcos Brocchi, Diretor de Recursos Humanos da Rede Vitória Hotéis, conta que os restaurantes da rede em Campinas, Indaiatuba e Paulínia empregam hoje 52 mulheres. “Esse número equivale a 45% dos quadros de funcionários do grupo”.

Para o presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason, a forte presença de mulheres nos restaurantes e bares é muito positiva. “Ficamos felizes, que tanto na força de trabalho, quanto nos quadros societários. A presença feminina está acima dos outros setores, o que é extremamente positivo para a diversidade, em linha com o mundo”, diz. “Isso nos mostra como temos de trabalhar cada vez melhor”.

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.