15/03/2024

Pesquisa revela que 8 em cada 10 educadores sofreram algum tipo de agressão em 2023

Para educadores, trabalhar questões socioemocionais é essencial para evitar situações de abuso no ambiente escolar

Pesquisa da ONG Nova Escola em parceria com o Instituto Ame Sua Mente revela que 8 em cada 10 educadores (professores e profissionais) de instituições públicas de ensino sofreram algum tipo de agressão de estudantes no ambiente escolar em 2023. Além disso, a mesma pesquisa mostra que pouco mais de um quarto dos educadores e docentes (26,5%) afirmaram ter recebido treinamento para ensinar habilidades socioemocionais aos estudantes.

“Tão importante quanto as escolas ensinarem matemática, português ou ciências, é mostrar aos estudantes que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas se complementam e, mais importante, preparam para o mundo do trabalho e das responsabilidades da vida adulta”, acredita Roberta Brito Pereira, diretora da Escola Lumiar Campinas.

Isso porque o descompasso entre habilidades socioemocionais e conteúdo científico nas escolas é comprovado. “Partindo de uma “inquietação” em relação à carência de aprendizados socioemocionais – um desafio e tanto para escolas públicas e particulares –, escolas desenvolvem dentro da sua metodologia uma forma dos estudantes praticarem essas competências em projetos de vida. Essas habilidades incluem despertar nos estudantes habilidades para lidar com frustrações, aprender conteúdos de interesse de forma consistente e desenvolver liderança”, completa Roberta.

A Lumiar Campinas adotou dentro da metodologia o Planejamento, Evidências, Análise e Ações. “O Planejamento é essencial para organizar e materializar todos os desafios lançados. As Evidências trazem dados para Analisar e Agir (Ação), ressignificar ou seguir, de forma dinâmica, contextualizada e participativa”, explica Roberta.

Agenda individual

Desde o começo do ano, alunos e alunas do Colégio Progresso Bilíngue Santos receberam uma agenda individual para descrever os interesses e necessidades de aprendizado, coleta de informações e estratégias de desenvolvimento para atingir os objetivos.

“Em qualquer projeto, emprego ou empreendimento que você vai ter, precisa dessa construção. Com isso, o aluno ganha a responsabilidade da gestão dos seus próprios sonhos e aprendizado”, argumenta Karla Lacerda, diretora do Colégio Progresso Bilíngue Santos.

Para a estudante Lívia Cavalcanti Uebele, que vai cursar este ano a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Progresso Bilíngue Santos, o aprendizado prático é muito bem-vindo. “Acho necessário explorar propostas mais dinâmicas, como experimentos práticos (principalmente para matérias de ciências da natureza), estudos para o desenvolvimento cultural e aprofundamento dos conteúdos dados em aula.” O ano letivo apenas começou, mas Lívia manifestou interesse em atividades para o vestibular, formação pessoal e socialização.

Ajudar o estudante na jornada de crescimento com conteúdo preparatório para a vida pessoal e profissional é prioridade neste ano, destaca Maitê Ferreira dos Santos, professora de Literatura do Colégio Progresso Bilíngue Santos para as turmas de Ensino Médio.

“Dentre as minhas expectativas, espero que, realmente, o ensino e conteúdos desenvolvidos ao longo do ano contemplem ensinamentos e competências que possam ser aplicadas na vida prática do aluno. É fundamental que ele consiga ver a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em sua vida e, em especial, de modo conectado às demais áreas do saber”, observa.

O desenvolvimento dos filhos também é um desejo de responsáveis como Ana Paula Rodrigues Fernandes Souza Marques. Mãe de Henrique Marques (primeiro ano do Ensino Médio), ela quer que o filho “amadureça e fique cada vez mais independente e responsável com seu aprendizado”. Nesse sentido, Ana Paula destaca a realização de trabalhos individuais e em grupo. “É uma ferramenta importante para aprender a pesquisar e trabalhar em grupo também”, observa.

Sobre Karla Lacerda

Educadora de formação diferenciada, diretora do Colégio Lumiar, Unidade Santos. Pertence a uma família de artistas de teatro e mora dentro de um teatro com marido, filha, genro e pai, relacionados aos mais diversos ramos das artes. Cursou faculdade de desenho industrial voltada ao teatro, faculdade de teatro e de pedagogia. Iniciou sua carreira de educadora aos 14 anos. Tem várias especializações em formação de professores. Atua como diretora pedagógica, professora universitária, proprietária de escola de teatro e atriz. Também é a palhaça Quintina, politizada e crítica.

 Sobre Roberta Brito Pereira

É diretora da Escola Lumiar Campinas. Formada em pedagogia, com mais de 15 anos atuando na área educacional. Já foi professora, coordenadora, mantenedora e diretora de unidades escolares. Em sua trajetória profissional, adquiriu competências e experiência no planejamento e avaliação pedagógica, coordenando a atuação e formação de instrutores e professores, participando do planejamento estratégico. Também desenvolveu projetos educacionais, desde a concepção pedagógica, alinhamento com Plano Político Pedagógico ao acompanhamento e resultados de aprendizagem dos estudantes, garantindo uma educação inovadora e alinhada com a comunidade escolar.

Sobre o Colégio Progresso Bilíngue

Fundado em Campinas em 1900, por um grupo de cafeicultores que queriam garantir às filhas acesso à formação de excelência, o Colégio Progresso caracterizou-se como uma escola forte desde a sua criação e logo passou a atender também às famílias dos grandes cafeicultores do Brasil, firmando-se como referência de colégio interno para meninas, leigo e progressista. Daí o nome, Progresso. Para além da excelência acadêmica, a escola garante a formação de valores humanos, que a diferenciam e colocam em perfeita sintonia com as exigências do mundo atual. Em 2017, a instituição implementou a formação Bilíngue, que está entre as 40 melhores do Brasil e 12ª melhor do Estado de São Paulo, de acordo com os resultados obtidos no ENEM 2019.

Sobre a Escola Lumiar | Fundada em 2003, a escola Lumiar surgiu como uma iniciativa de educadores de vanguarda para transformar a educação. Através de uma metodologia que prioriza a autonomia e a individualidade de cada estudante, o aprendizado se fundamenta em seis pilares: tutores e mestres; currículo em Mosaico; aprendizagem ativa; avaliação integrada; possibilidade de multietariedade e gestão participativa.

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