01/10/2025

Americana promove ação educativa de trânsito com alunos da Casa da Criança Tahira

Atividade orientou crianças sobre segurança no trânsito e integrou programação da Semana Nacional de Trânsito em Americana

Foto: Divulgação/Prefeitura

Da redação

A Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) e da Guarda Municipal de Americana (Gama), realizou nesta terça-feira (30) uma ação educativa de trânsito com os alunos da Casa da Criança Tahira, no Jardim Ipiranga. A iniciativa é uma continuidade da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”.

Durante a atividade, as crianças receberam orientações sobre a importância do uso do cinto de segurança, os cuidados ao atravessar na faixa de pedestres, o respeito à sinalização de trânsito, entre outros temas relacionados. Elas participaram também de atividades lúdicas como a Cidade Mirim, que simula as vias urbanas em um circuito com pista, semáforos, faixas de pedestres e placas de sinalização.

“Esse trabalho com as crianças é fundamental, porque elas se tornam multiplicadoras dessas orientações dentro de casa e na comunidade. Ao ensinar desde cedo, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para valorizar a vida no trânsito. A educação é a base para construirmos um trânsito mais humano e seguro para todos”, destacou o secretário-adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo.

A campanha tem como objetivo reduzir a imprudência no trânsito e incentivar comportamentos mais seguros e empáticos entre os motoristas, reforçando que a pressa pode deixar marcas irreversíveis e ressaltando que a sinalização de trânsito é pensada para proporcionar segurança, e não para ser um obstáculo no trajeto.

Na semana passada, foi realizada uma ação na Avenida Antônio Pinto Duarte, na região do Portal Princesa Tecelã, em parceria com o Detran-SP, que contou com distribuição de materiais educativos, exibição de faixas com mensagens preventivas e simulação de acidente de trânsito.

Além disso, outras duas simulações foram realizadas no cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde e no cruzamento da Avenida de Cillo com a Rua Limeira, acompanhadas de faixas que chamaram atenção para as possíveis consequências do desrespeito à sinalização de trânsito.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.