Câmara de Americana aprova Projeto de Lei contra adultização infantil
PL prevê ações permanentes realizadas no município; tema ganhou visibilidade nacional em agosto

Foto: Reprodução/Câmara Municipal
Da redação
Durante a 38.a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Americana, realizada na última terça-feira (21), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 111/2025, que cria a política pública “Infância Plena”, visando combate ao conceito de adultização infantil.
De autoria do vereador Jean Mizzoni (Agir), o Projeto de Lei prevê ações permanentes na cidade, como campanhas educativas nas escolas, mídias locais e eventos municipais. Além de orientação psicológica para crianças e famílias.
Junto disso, o PL também proíbe práticas com gestos, expressões, roupas, músicas ou coreografias de conotação sexual em contextos destinados a crianças.
Por fim, a proposta ainda exige que a prefeitura crie um canal municipal de denúncias online, integrado ao Conselho Tutelar e demais órgãos competentes. Dessa forma, segundo o vereador, informações sobre conteúdos ou perfis que promovam tais práticas, podem ser descobertos com mais facilidade pelas autoridades.
O projeto foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.
Adultização – repercussão nacional
Em agosto deste ano, o tema virou pauta nacional, após vídeo de grande repercussão do criador de conteúdo Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca.
De maneira simplificada, o conceito de Adultização Infantil trata sobre a exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades, conteúdos e estéticas adultas, que não são adequados para a sua idade, isto é, sexual ou não.
No caso de Felca, que gerou comoção por todo Brasil, o youtuber fez um vídeo de denúncia, ligado principalmente ao influenciador digital Hytalo Santos, por expor em suas redes sociais, menores de idade a comportamentos, roupas e linguagens próprias de adultos.
Hoje, o vídeo conta com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
