Festa do Peão de Americana encerra com finais esportivas, shows sertanejos e anúncio da edição 2026
Organização do evento já anunciou a próxima edição será realizada de 3 a 14 de junho de 2026
Da redação
O domingo (15) foi marcado pelo encerramento da 37ª edição da Festa do Peão de Americana. Em meio a uma programação intensa de disputas esportivas e atrações musicais, o clima entre os participantes e público era de despedida. A organização do evento já anunciou a próxima edição, que será realizada de 3 a 14 de junho de 2026.
Na arena, as finais esportivas movimentaram o público. Na categoria mirim da modalidade Três Tambores, a competidora Maria Rodrigues Antonelli, de 12 anos, conquistou o primeiro lugar montando a égua Candy Sugar Ease, com a somatória de 55.474. Maria retornou à competição após ter ficado em terceiro lugar em 2024, quando derrubou um tambor na última prova. Em 2025, concluiu a participação sem penalidades e alcançou o título. Manuela Slavec Bordon, com o animal Miss Projeto, terminou em segundo lugar com 55.906. O terceiro lugar ficou com Manuella Barros Pires, que montou Shady Dreams e obteve 55.985.
A final feminina também foi realizada no domingo e teve como vencedora Keila Suelen Aparecida de Mendonça, montando o cavalo Fishers Fool. Keila conquistou o tricampeonato em Americana — ela já havia vencido em 2015 e 2024 — e fechou a somatória com 53.706, além de registrar o menor tempo da noite: 17.787. O segundo lugar foi de Isadora Peterlini Souza, com o animal Shes Famous Bug KLF, somando 54.061. Rayana Santos ficou em terceiro com 54.289, montando Perce Fortune.
Na modalidade Cutiano, Luís Henrique de Almeida conquistou o bicampeonato montando o cavalo Comissário. Com a maior nota da noite, 92 pontos, ele fechou a competição com 270.75 na somatória final. Marlon Barbosa, com o cavalo Regente, ficou em segundo com 269.00, e Fabiano Conceição, montando Romance, foi o terceiro, com 268.00 pontos. O título de melhor animal da categoria foi para Crime Perfeito, da Cia LR/Leandro e Ricardo, com média de 46,25. Já a tropa WR/Roberto Biasi foi considerada a melhor da edição, com média de 44,36.
Na disputa do Iron Cowboy, formato exclusivo da Festa de Americana, o destaque foi Sandro Batista, que venceu a competição pelo segundo ano consecutivo. Em uma noite de alto nível técnico, Sandro enfrentou quatro touros e garantiu o título, a fivela da competição e a premiação de R$ 120 mil. O melhor touro da noite foi Cobiçado, da Cia Tércio Miranda, com média 46.
O encerramento musical ficou por conta da Noite da Família São Vicente, com os shows de César Menotti & Fabiano e Guilherme & Santiago. As duplas, que dividem trajetória no cenário sertanejo, celebraram marcos de carreira: César Menotti & Fabiano completam 20 anos na estrada, enquanto Guilherme & Santiago comemoram três décadas. O repertório incluiu clássicos e novidades, como a faixa “Caixa de Papelão”, lançada recentemente por César Menotti & Fabiano em parceria com Xand Avião, e músicas do novo EP “Volume 2 – Ao Vivo” de Guilherme & Santiago, como “O Cara do Espetinho”.
O presidente da Festa, Beto Lahr, afirmou que a edição superou as expectativas, tanto na parte esportiva quanto nas atrações e infraestrutura. “Foi uma edição linda, histórica. Só posso agradecer a Deus por tanto! Superamos todas as expectativas. O Parque estava lindo, um palco maravilhoso. Novos parceiros comerciais em nossos espaços premium, campeonatos esportivos com os melhores animais e atletas. Seguimos mantendo viva a cultura, a tradição sertaneja que faz parte da nossa história. Muito obrigado a todos e nos vemos em 2026”, declarou.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.