Projeto ambiental forma 68 jovens em Americana neste ano
Iniciativa reúne adolescentes em atividades sobre sustentabilidade e cidadania

Foto: Divulgação
Da redação
O projeto de educação ambiental ECOSOMA, desenvolvido pela Prefeitura de Americana em parceria com o Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes (SOMA), formou 68 jovens agentes ambientais em 2026.
A iniciativa é voltada a adolescentes de 14 a 16 anos e busca promover atividades relacionadas à sustentabilidade, cidadania e conscientização ambiental. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a meta é envolver até 280 jovens por ano.
“O objetivo do projeto é envolver 280 jovens por ano, com idade entre 14 e 16 anos, em atividades que promovam a conscientização ecológica e o protagonismo juvenil.”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales.
Uma reunião de acompanhamento do projeto foi realizada na última quinta-feira (16), na sede do SOMA. De acordo com a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke, a primeira turma já foi concluída.
“Além dos conteúdos do programa, os jovens participam de visitas guiadas a espaços educativos e de preservação, além de atividades promovidas no município, como o concurso ambiental. O objetivo é fortalecer ações em prol da educação ambiental e do meio ambiente”, disse.
As atividades incluem rodas de conversa, oficinas, dinâmicas e visitas a locais como Jardim Botânico, Casa da Agricultura, ecopontos e aterro sanitário.
Segundo a coordenação do SOMA, os participantes recebem certificação ao final do curso. O projeto também conta com acompanhamento técnico e pedagógico ao longo das atividades.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.
