29/06/2026

Projeto de hortas urbanas de Americana passa a integrar publicação oficial do Governo de São Paulo

Iniciativa premiada em 2024 foi incluída em livro que reúne experiências de municípios paulistas voltadas à sustentabilidade e às soluções baseadas na natureza

Foto: Marília Pierre/Prefeitura

Da redação

O projeto “Plante, Colha e Alimente Americana! Hortas Urbanas como fonte de alimento seguro, produção responsável, consumo consciente e a interface com as mudanças climáticas”, desenvolvido pela Prefeitura de Americana, passou a integrar a publicação oficial “Prêmio PMVA Governador Franco Montoro 2024 para Soluções Baseadas na Natureza (SbN)”, lançada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo.

A publicação reúne projetos de municípios paulistas reconhecidos por iniciativas voltadas à sustentabilidade, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à melhoria da qualidade de vida. O projeto de Americana, vencedor do Prêmio Governador Franco Montoro 2024 na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, ocupa as páginas 159 a 174 do material.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Andréa Cristina Fernandes Gonçales, a inclusão da iniciativa na publicação amplia sua visibilidade.

“É uma grande satisfação ver uma iniciativa de Americana integrar uma publicação oficial do Governo do Estado. Esse reconhecimento demonstra a consistência das ações que vêm sendo desenvolvidas para fortalecer a agricultura urbana, a educação ambiental e a sustentabilidade, além de servir como referência para outros municípios”, afirmou.

O projeto reúne ações voltadas à expansão da agricultura urbana, segurança alimentar, educação ambiental, fortalecimento da produção local e adaptação às mudanças climáticas.

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura, Kátia Birke, autora do projeto ao lado do então secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, destacou que a publicação permite compartilhar a experiência do município com outras cidades.

“É uma oportunidade de mostrar que a agricultura urbana pode gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos, contribuindo para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes”, disse.

Entre as iniciativas apresentadas estão a revitalização da Casa da Agricultura, a criação do Centro Integrado de Educação Ambiental e Agricultura, a ampliação das hortas urbanas, capacitações para agricultores, formação de associações de produtores, incentivos a práticas sustentáveis e ações de valorização da produção local.

O projeto também integra um plano de trabalho elaborado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), com metas previstas até 2030 para fortalecer a agricultura urbana e ampliar políticas públicas voltadas ao setor.

A publicação completa está disponível para consulta e download no Portal de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.