Amostrador de Poluentes é desenvolvido por técnicos da CETESB
Equipe do Laboratório de Emissão Veicular Descentralizado, construiu um amostrador automático para uso em ensaios de emissões veiculares
Técnicos da CETESB, da equipe do departamento de Apoio Operacional, da diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, contam que a utilização do amostrador automático para uso em ensaios de emissões veiculares passou a ser obrigatória nos ensaios em veículos vendidos no país, desde a introdução do etanol como combustível.
O novo equipamento será utilizado para amostragem de aldeídos e álcool não queimado, emitidos pelos escapamentos dos veículos. Esses compostos participam ativamente das reações de formação do Ozônio.
Para desenvolver o novo amostrador, o empregado do setor de Laboratório de Emissão Veicular Descentralizado, Piero dos Santos Amadasi, que é formado em engenharia eletrônica, projetou um sistema automático de amostragem utilizando um CLP – Controlador Lógico Programável, um painel de interface homem-máquina com tela sensível ao toque, quatro medidores de vazão mássica, duas linhas de amostragem aquecidas e um sistema inovador de suprimento de água gelada. “O foco foi desenvolver um equipamento simples, confiável, eficiente, preciso e de fácil operação, com componentes disponíveis no mercado, possibilitando reposição imediata das peças”, conta o Engenheiro.
Edson Elpídio Neto, gerente da divisão de Avaliação e Ensaios de Veículos, explica que a aquisição de um equipamento semelhante custaria à CETESB cerca de R$1,5 milhão. “Foram gastos, aproximadamente, 10% do valor. Outra vantagem, além do baixo custo, é a possibilidade de adequar o equipamento para que atenda as atividades desenvolvidas nos laboratórios, sem os inconvenientes travamentos eletrônicos e os altos custos de manutenção”, destaca o Gerente.
Vanderlei Rodrigues Ferreira, gerente do Laboratório de Emissão Veicular Descentralizado, considera o desenvolvimento tecnológico, dentro da CETESB, de suma importância. “Temos liberdade para configurar equipamentos e dispositivos conforme a necessidade de cada estudo.” O amostrador passou por teste e foi validado tecnicamente para uso.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.