21/12/2023

Aplicativo Celular Seguro já está liberado para download

Sistema do governo bloqueia aparelhos roubados e apps de bancos

O site e o aplicativo Celular Seguro já estão funcionando e liberados para os usuários. Com o sistema, quem tiver o celular roubado vai conseguir fazer o bloqueio rapidamente.

O site celularseguro.mj.gov.br entrou no ar na terça-feira (19).  Já o aplicativo começou a funcionar nesta quarta nas lojas de apps para Android e Apple.

Para fazer o login e o cadastro, tem que usar a conta do GOV.BR. Aí é só ler os termos de uso e, na sequência, aparecem as opções para registrar o telefone, as pessoas de confiança e as ocorrências.

Primeira opção é de contatos de confiança. Ali você coloca o nome, CPF, telefone e e-mail da pessoa.

Depois pode registrar o celular. Tem que preencher obrigatoriamente os campos de marca, modelo, número da linha e operadora. O número de série do aparelho, o IMEI e a pessoa de confiança são opcionais.

Para saber o número de série e o IMEI, é só ir no teclado normal e digitar *#06# e clicar em ligar.

A terceira opção é o registro de ocorrências. Ali você escolhe se vai abrir uma ocorrência para o seu telefone ou do seu amigo. Preenche data, horário, estado, cidade e se foi roubo, furto ou perda.

Com o envio do alerta, os bancos, a operadora de telefonia e a Anatel são avisados.

Os bancos que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra. Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas.

Não há a opção de bloqueio temporário, então, se o aparelho for recuperado, é preciso falar com a operadora e os bancos para recuperar os acessos.

Agência Brasil

……………………………..…………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.