A importância da endoscopia digestiva na prevenção e tratamento de doenças
O paciente dorme durante o exame, não percebendo nenhum desconforto durante a realização do mesmo
É comum, na população geral, queixas de dor no estômago, refluxo e má digestão. Na maioria das vezes os órgãos afetados são o esôfago, o estômago e o duodeno, podendo a vesícula biliar estar também implicada. Alguns produtos e alimentos como as bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos anti-inflamatórios, café, chocolate, chá preto, mate, hortelã, comidas gordurosas e refrigerantes são responsáveis por sintomas nestes órgãos.
Uma bactéria muito comum em nosso país, o Helicobacter pylori, é responsável pela gastrite, úlceras e até mesmo o câncer gástrico. Cerca de 60% a 70% da população geral carrega esta bactéria em seu estômago. O exame de endoscopia digestiva alta pode revelar a presença desta bactéria e também sinais de inflamação dos órgãos mencionados. Através de uma biópsia é possível afirmar se a bactéria está presente, o que permite o tratamento adequado a fim de eliminar qualquer mal por ela causado, prevenindo o aparecimento de úlceras e do tão temido câncer de estômago.
Pessoas que têm sintomas digestivos e indivíduos com história familiar de câncer do aparelho digestivo devem procurar o gastroenterologista para uma consulta e, se necessário, a realização de exames adequados para a pesquisa das queixas apresentadas.
Um dos exames é a endoscopia digestiva, que é feita de forma muito tranquila sob sedação. O paciente dorme durante o exame, não percebendo nenhum desconforto durante a realização do mesmo. O preparo necessário é o jejum a partir das 22h. De preferência deve ser trazido um acompanhante para estar ao lado do paciente em sua recuperação, auxiliar no encaminhamento de biópsias e levar o paciente de volta à sua casa. É importante lembrar que após a sedação não é permitido que o paciente conduza qualquer tipo de veículo. A recuperação da sedação é bem tranquila e o paciente pode se alimentar quase que imediatamente após o procedimento. Pode-se ver que não há dificuldade na realização de um exame que pode trazer tanto benefício preventivo e curativo.
Dr. Ivan Marcio Stabnov
CRM 203416/SP
Médico Gastroenterologista e Endoscopista Digestivo
Atendimento na Clinesp de Artur Nogueira e Cosmópolis
www.clinesp.com.br
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.



