24/07/2015

Cerimônia de Juramento à Bandeira e dispensa militar reúne 300 jovens em Artur Nogueira

Evento aconteceu no teatro da Escola Monteiro Lobato.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (24) em Artur Nogueira a cerimônia solene de Juramento à Bandeira Nacional entre os jovens do município que passaram pela dispensa do alistamento militar deste ano. O evento reuniu aproximadamente 300 jovens no teatro da Escola Monteiro Lobato (Escola Modelo). O Hino Nacional foi cantado e eles receberam o Certificado de Dispensa. O evento acontece anualmente entre os meses de junho e julho.

IMG_6634 - Copia

Estiveram presentes na cerimônia o diretor de Administração da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira, Pedro Cotrin; o delegado do Serviço Militar de Limeira, Capitão João Carlos Matias do Valle; o subtenente Adilson Luis Pereira; o sargento Niuremberg Aquino e os soldados da Unidade Militar de Tiro de Guerra de Limeira. De acordo com o Capitão do Valle, o alistamento ao Exército é importante para que os jovens estejam em dia com o Serviço Militar e tenham direito a alguns direitos como tirar passaporte, matricular-se em faculdades, garantir vagas de emprego e prestar concursos públicos. “Quando o jovem não está em dia com o Serviço Miliar ele se priva destes direitos”, afirma.

IMG_6649 - Copia

IMG_6683 - Copia

Capitão do Valle acrescenta que os jovens de Artur Nogueira não têm obrigatoriedade em servir ao Exército, pois a cidade não é tributária.

No ano em que o cidadão completa 18 anos, ele tem o compromisso de se alistar ao Serviço Militar desde o primeiro dia útil de janeiro até último dia útil de junho. Após estas datas ele se encaminha até a Junta Militar para o agendamento do Juramento à Bandeira Nacional, ocasião que marcou esta sexta-feira.

IMG_6639 - Copia

Ainda segundo o capitão, o Exército costuma trabalhar valores como patriotismo, civismo, hierarquia e disciplina. Jovens que estão dispensados do Serviço Militar podem atuar como colaboradores para ajudar a Corporação em casos de calamidade pública, enchentes e seca que possam vir a ocorrer no estado. “É gratificante ver a educação e postura dos jovens aqui da cidade”, relatou.

IMG_6644 - Copia

O diretor de Administração, Pedro Cotrin, destaca a importância do evento para os jovens. “Esse momento é importante para que eles tenham uma formação cívica”, declara.

IMG_6674 - Copia

Marcos Cleston Santos de Moraes, de 18 anos, foi um dos que compareceram à cerimônia. O sentimento dele é de dever cumprido. “É muito bom poder participar e saber que estou cumprindo o meu papel com o país e concluindo mais um passo na minha vida”, afirma.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.