01/02/2017

Clínica Huxley explica papel da família na vida do dependente químico

Psiquiatra fala sobre como identificar um dependente na família.

Informe publicitário

Com a correria do dia a dia, estamos propensos a passar pelas pessoas sem perceber se há alguma mudança nelas. Famílias são pegas de surpresa quando descobrem que algum membro se tornou dependente químico. Não sabem ainda, como prosseguir perante essa situação, o que em muitos casos torna o tratamento mais complicado.

drogas-1485374824

Antes de mais nada, é importante desmistificar a ideia de que algumas drogas são mais perigosas que outras. “Esse conceito de que existe droga fraca é um conceito popular, e quando você trabalha na área, você percebe que não é uma realidade”, afirma Dr. Fábio, psiquiatra da Clinica Huxlay.

A diferença entre a maconha e o crack, droga considerada forte, é o efeito que cada uma causa no corpo. O crack leva a dependência e a debilidade física rapidamente, mas com o tratamento correto, a longo prazo é uma droga fácil de se tratar. Já a maconha, leva a prejuízos cognitivos irreversíveis, geralmente porque só são identificados após algum tempo do uso do entorpecente.

A família deve estar atenta a atitudes estranhas dos parentes. “Muitos pais acham que o uso da maconha na juventude é normal, não traz problemas” diz Dr. Fábio. O uso de drogas, mesmo que não frequentemente, causa mudanças comportamentais e problemas como fracasso escolar e no trabalho, dificuldade de relacionamento, irritabilidade, sonolência excessiva e déficit de atenção.

substancia-proibida-em-familia-RA-Fotolia_56282385-1485374827

Cada pessoa reage diferentemente quando está exposta à droga. “Existem alguns padrões, entretanto, apenas quem convive com o indivíduo pode notar sua mudança particular frente ao químico”, explica Dr. Fábio. Um ambiente de tensão e brigas também contribui para que o usuário piore cada vez mais.

Um dependente químico que demora a iniciar o tratamento começa a perder o controle de seus impulsos, o que traz prejuízos para sua vida e o faz perder cada vez mais a capacidade de parar sozinho. Esteja atento ao comportamento de seus familiares. Um diagnóstico em tempo pode salvar vidas.

Clinica Huxley

A Clínica Huxley atende a pacientes com dependência química e em outras drogas. Funcionando há 11 anos, traz amparo a dependentes químicos, de diferentes idades e classes sociais. O projeto terapêutico oferecido é adaptado às necessidades específicas de cada faixa etária e sexo afetada pelo vício.

O escritório da Clínica Huxley fica na Rua dos Expedicionários, 777.  O horário de funcionamento da Clínica Huxley é de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas. Telefone: (19) 3877 – 2579. Plantão 24 horas. Acompanhe a clínica pelo facebook, ou visite o site.

foto-huxley-ambulancia-1482326083


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.