Copa Integração reúne mais de 400 judocas em Artur Nogueira
Competição aconteceu neste domingo com atletas de sete cidades
Michael Harteman
A quinta edição da Copa Integração levou cerca de 1200 pessoas ao Ginásio do Itamaraty neste domingo (20). Com 415 alunos inscritos, o evento contou com a participação de seis municípios convidados, além de Artur Nogueira. A copa tem como objetivo inserir novos alunos nas competições, além ensinar aos graduados a logística de um campeonato oficial.
O organizador Rodolpho Lavoura afirma que a copa auxilia os novos alunos a conhecerem o ambiente de uma competição oficial. “Aquela sensação de perder ou ganhar, aquele frio na barriga e saber lidar com a vitória ou com a derrota são apresentados aos alunos mais novos”, ressalta. Para os alunos veteranos o objetivo é outro. Lavoura explica que os mais experientes usam a copa para aprenderem mais sobre a logística de um campeonato oficial. “Eles são responsáveis por arbitrar, pela sumula e premiação, ou seja, eles montam toda a logística da competição”, acrescenta o professor.
O evento contou com a presença de Mercival Daminelli, um dos professores mais graduados e experientes da região. Vindo de Paulínia, Daminelli vê a Copa Integração de maneira positiva. Ele afirma que no Judô, antes de se pensar em medalhas, o trabalho visa a formação do caráter dos jovens. “Esse esporte ensina a criança que na sociedade existem regras, não se pode fazer o que quer, ensina valores”, exclama.
Daminelli faz questão de exaltar o trabalho feito pelo professor Rodolpho Lavoura. Segundo ele, Lavoura contribui com a sociedade de Artur Nogueira, tirando as crianças da ociosidade e agregando valores a elas. “Espero que o trabalho continue e que os políticos possam apoiá-lo sempre, fechar as portas para um professor como ele é fechar as portas para a sociedade”, acrescenta.
Objetivo é crescer
A quinta edição da Copa Integração trouxe alunos de Campinas, Nova Odessa, Paulínia, Americana, Limeira e Leme, além dos competidores de Artur Nogueira. Foram 415 alunos disputando medalhas. Lavoura afirma que a intenção é aumentar o evento nas próximas edições, que contou com cerca de 200 alunos na edição inicial. “A ideia é aumentar o número de cidades envolvidas sem perder a qualidade”, conclui.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.