05/12/2024

Criança de 2 anos se afoga em piscina e é salva por socorristas do 192 em Artur Nogueira

Caso aconteceu nesta quarta-feira; garoto ainda recebeu atendimento imediato da equipe da Pediatria

Wagner Luan

Uma criança de apenas dois anos foi salva por uma equipe de socorristas do SAMU (192) da Secretaria de Saúde após se afogar na piscina de uma residência no bairro Bom Jardim, em Artur Nogueira. O incidente ocorreu no início da noite desta quarta-feira (04). O garoto ainda recebeu atendimento imediato e importante da equipe de pediatria 24 horas, composta por enfermeiras e médicos.

A equipe de resgate do 192 foi composta pelas técnicas de enfermagem Talita da Silva Costa e Dulcinéia Fantini, além do condutor socorrista Clodoaldo de Oliveira Cruz.

O que poderia ter terminado em tragédia teve um final feliz graças ao rápido e eficiente trabalho dos socorristas, desde o recebimento da ligação de uma família desesperada até o socorro imediato. A equipe percorreu as movimentadas ruas da cidade, chegou rapidamente ao local do acidente, onde a criança estava desacordada, e iniciou as massagens cardíacas ainda na ambulância. O atendimento continuou com a equipe de plantão da Pediatria, onde a criança foi entregue aos cuidados da enfermeira Tais e dos médicos plantonistas. Todo esse esforço conjunto contribuiu para o desfecho positivo.

Técnica Dulcinéia Fantini. Foto. Wagner Luan-Portal ON

A equipe iniciava o plantão, por volta das 18h20, quando o telefone da central de atendimento do 192 tocou. Do outro lado da linha, a informação era de que alguém havia se afogado na piscina de uma casa. Quem atendeu a ligação foi a técnica Dulcinéia. “Eu mantive a calma e pedi para tirarem a vítima da piscina e iniciarem a massagem cardíaca, pois nossa equipe já estava a caminho. Até aquele momento, não sabíamos que era uma criança”, comentou a profissional.

Imediatamente, a equipe embarcou na ambulância e se dirigiu para o endereço no bairro Bom Jardim. Talita relatou a cena que encontrou. “Quando chegamos, percebemos que era uma criança. Ao ver aquele corpinho ao lado da piscina, desci correndo. Havia um homem fazendo a massagem, e pedi para ele deixar conosco. Peguei o menino, ele começou a chorar. Já o colocamos na ambulância e continuamos as massagens cardíacas durante o trajeto”, contou ela.

Técnica de enfermagem Talita da Silva Costa. Foto. Portal ON

Segundo Talita, a equipe da Pediatria já estava preparada para o atendimento. “Chegamos à emergência e entregamos o menino à enfermeira Tais, que o levou para o atendimento médico. Elas também foram fundamentais para o sucesso dessa ocorrência.”

O condutor Clodoaldo foi responsável pelo trajeto, que, em horário de pico, se tornou mais um obstáculo. “Saímos em alta velocidade, com a sirene ligada e pedindo passagem. Foi um desespero, porque, nesse tipo de atendimento, o tempo é crucial para salvar uma vida. Graças a Deus conseguimos chegar rápido, mesmo com o trânsito intenso”, disse ele.

Condutor socorrista. Clodoaldo Cruz

O profissional ainda fez um pedido. “Quando você, motorista, vê uma ambulância em alta velocidade com a sirene ligada, dê passagem. Suba no meio-fio, jogue o carro para o lado, mas deixe-nos passar, pois, muitas vezes, há motoristas que, mesmo vendo a gente, não dão passagem. Isso é muito importante”, alertou.

O garoto de dois anos foi transferido para a Unicamp por precaução. Ele estava estável e não corre risco de morte. A família optou por não falar com nossa equipe sobre o ocorrido.

De acordo com informações, a criança se afogou na piscina da residência da família. As circunstâncias do afogamento deverão ser apuradas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.