04/06/2025

“Eu nunca disse que não aconteciam furtos em Artur Nogueira” diz secretário

Roberto Daher se manifesta após sequência de furtos

Dr. Roberto Daher, secretário de Segurança

Da redação 

Após uma sequência de matérias do Portal ON relatando casos de furto em Artur Nogueira, o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil do município, Roberto Daher, utilizou as redes sociais para se posicionar publicamente sobre os episódios na cidade.

Em um texto direto e com tom de desabafo, Daher defendeu que furtos ocorrem “em todos os lugares, a todas as horas”, inclusive em países considerados referência em segurança pública, “como a Suíça”. Segundo ele, os números registrados em Artur Nogueira são baixos quando comparados à média regional e estadual, e a cidade vem apresentando queda nas estatísticas criminais.

O secretário também demonstrou incômodo com a frequência com que é marcado por moradores em postagens nas redes sociais sobre ocorrências policiais. “Podem parar de me marcar a cada furto ou outra ocorrência que se tem em nossa cidade. Eu acompanho a todas e não necessito que me informem”, declarou afiado.

Daher ainda rebateu comentários de internautas que compararam a situação da cidade com a capital do estado após um homicídio ocorrido em maio. “O que dizer para uma pessoa que diz isso? Melhor se calar”, disse, sem mencionar nomes.

Confira o depoimento completo abaixo:

“Vamos la´: Artur Nogueira, abril de 2025, 30 furtos. Média de um por dia. Jaguariúna, a título de exemplo, teve 38. Holambra também teve furtos: 7. Furtos ocorrem em todos os lugares, a todas as horas. Inclusive na Suiça, país extremamente próspero e com uma sociedade muito bem educada. Eu nunca disse que não ocorriam furtos em Artur Nogueira. O que digo, repito e provo é que o número de furtos hoje é menor que dos últimos anos. Se as pessoas tem dificuldade em entender isso, por falta de intelecto ou outra razão qualquer, já não é culpa minha.

Roubos, 1 a cada 10 dias em Artur Nogueira. Para uma população de aproximadamente 56 mil habitantes, você tem uma chance em 18 mil e 650, aproximadamente, em ser assaltado. Dos melhores não só da região como também do Estado, especialmente se considerarmos as cidades com mais de 50 mil habitantes. Não sou eu que estou falando, é a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Um cidadão, cujo adjetivo vou suprimir, pois que procuro não ofender as pessoas, disse que, diante do homicídio que ocorreu no mês de maio em nossa cidade, que estávamos parecendo a capital. O que dizer para uma pessoa que diz isso? Melhor se calar.

Furtos e roubos de veículos, estamos em constante decréscimo. Graças, especialmente, ao nosso Setor de Inteligência.

Tudo isso não se deve à atuação do Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Indiretamente cabe ao Prefeito Lucas Sia, que tem apoiado todas as iniciativas da Pasta para melhorar a segurança pública de nossa cidade e, principalmente, à atuação integrada dos órgãos de segurança do município, inclusive a Guarda Civil Municipal, que auxilia tanto a Polícia Militar no papel de prevenção quanto a Polícia Civil, levando informações para que autoria e circunstâncias dos crimes sejam esclarecidas.

Diante de tudo isso o quanto acima dito, por favor, podem parar de me marcar a cada furto ou outra ocorrência que se tem em nossa cidade. Eu acompanho a todas e não necessito que me informem. E sei, ainda, mais do que qualquer um, como anda a segurança de Artur Nogueira, que não pode ser medida por notícias veiculadas na imprensa, mas pelo número de ocorrências. Quanto a críticas, as aceito, pois sou um eterno aprendiz, apesar de meus 35 anos na segurança pública. Mas antes de criticar, por favor vão pelo menos procurar saber o mínimo do assunto. Por fim, no mês de abril foram presas 29 pessoas (quase uma por dia) e foram recuperados 7 veículos, mesmo número de veículos furtados e roubados.

…….………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.