Polícia Civil conclui inquéritos de padre e bispo emérito de igreja nogueirense
Casos suspeitos de apropriação indébita e abuso sexual agora estão em mãos do Ministério Público de São Paulo
Da redação
As investigações que envolvem Dom Vilson (bispo emérito de Limeira) e o padre afastado Pedro Leandro Ricardo, ex-pároco de Americana, foram concluídas pela Delegacia Seccional de Polícia de Piracicaba. O caso, que segue em segredo de Justiça, está em mãos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que agora poderá dar continuidade às denúncias ou arquivá-las.
Contra Dom Vilson – antes responsável pelas igrejas católicas de 16 cidades, incluindo Artur Nogueira, pesa a acusação de apropriação indébita e enriquecimento ilícito pela suspeita de extorsão de dinheiro da igreja, perseguição a padres que não compactuassem com seus interesses particulares e acobertado denúncias de abuso sexual. Vilson pediu a renúncia ao cargo desde janeiro do ano passado (2019), quando as investigações tiveram início após a deputada estadual Leci Brandão da Silva (PC do B) efetuar a denúncia.

Dom Vilson Dias de Oliveira
Já ao padre Pedro Leandro – antes reitor da Basílica de Santo Antônio de Pádua, em Americana – consta a acusação de abuso sexual contra rapazes menores de idade, ligados à igreja. Testemunhas arroladas em ambos os casos foram ouvidas, as investigações concluídas pala Polícia Civil e agora as denúncias estão sob apuração do MP-SP, que poderá arquivá-las ou solicitar novas apurações às autoridades.

Padre Pedro Leandro Ricardo
O Portal Nogueirense não teve acesso aos autos de investigação pois os casos estão sob sigilo da Justiça.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.