07/08/2020

Você sabia que até o amendoim pode ser matéria-prima para combustíveis renováveis?

O biodiesel tem como base de produção fontes renováveis, derivadas de gorduras de origem animal ou de espécies vegetais

Informe publicitário

Há exatos 127 anos, na movimentada cidade de Augsburg, localizada no sudeste da Alemanha, o engenheiro Rudolf Diesel fazia uma descoberta que mudaria o destino dos sistemas mecânicos para sempre. Em 10 de agosto de 1893, ele colocou em operação um motor abastecido com óleo de amendoim. Isso mesmo, aquele grãozinho que muitas pessoas adoram consumir como petisco. Hoje, esta data é relembrada todos anos como o Dia Internacional do Biodiesel, que celebra a utilização de combustíveis renováveis e biodegradáveis.

Imagem por Blog do Caminhoneiro

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biodiesel tem como base de produção fontes renováveis, derivadas de gorduras de origem animal ou de espécies vegetais, como palma, girassol, mamona e pinhão-manso. Em território nacional, a soja é a matéria prima mais utilizada para este fim.

A poluição e o aquecimento global têm desafiado especialistas ao redor do mundo pela busca de soluções alternativas ao consumo de petróleo. No Brasil, a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, acompanha uma tendência mundial de incentivo à produção de combustíveis renováveis e biodegradáveis. O PNPB é um programa do Governo Federal que foi responsável pela introdução do biodiesel na matriz energética brasileira de maneira sustentável, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais da queima de combustíveis fósseis e a dependência da importação do diesel.

Atualmente, o biodiesel é utilizado em misturas com o diesel fóssil. É obrigatório que os veículos, de grande porte em sua maioria, ao serem abastecidos nos postos de combustível, recebam uma mescla que contenha no mínimo 12% de biodiesel. Esta porcentagem deve aumentar para 15% até 2023 de acordo com a legislação vigente.

Observando a situação ambiental da atualidade, é importante refletir sobre a importância do biodiesel e de outros combustíveis renováveis, como o etanol, no mercado energético nacional. O Grupo Bom Retiro, que possui uma ampla área de cultivo em Artur Nogueira e região, entende, prioriza e fomenta ações de sustentabilidade. A cana colhida nestes locais é, em sua maioria, utilizada para a produção de combustível renovável. O etanol e o biodiesel são considerados combustíveis limpos e seus usos são incentivados fortemente pelo governo desde meados de 2015, por meio de programas como o Plano Conjunto BNDES-Finep de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial.

Sobre o Grupo Bom Retiro

A empresa é fornecedora da Usina Açucareira Ester S.A. desde 1958, com uma área aproximada de cultivo de 4.500 hectares entre terras próprias e arrendamentos. O grupo atua nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Conchal, Mogi-Mirim e Engenheiro Coelho. A fazenda do Grupo Bom Retiro está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 9 9848-4784. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.