30/06/2024

Batalhão da Polícia Militar de Limeira é o primeiro do estado de São Paulo a ter usina de energia solar

Em Limeira, além do 36º Batalhão da Polícia Militar, a concessionária já instalou o sistema de energia solar em três campi da Unicamp, em oito escolas municipais e no prédio do Tribunal de Justiça

Foto divulgação Neoenergia Elektro

O sistema solar fotovoltaico instalado pela Neoenergia Elektro no 36º Batalhão da Polícia Militar de Limeira em outubro de 2023 foi oficialmente inaugurado durante solenidade conduzida pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Alexandre Luiz Bergamasco Pedro. O sistema instalado nos prédios do batalhão tem potência de 100,44 kWp e, nos últimos sete meses, já gerou cerca de 100,4 MWh, o que representa 85% do consumo do batalhão.

O novo sistema permite que toda a demanda de energia elétrica seja suprida e o excedente produzido injetado na rede de energia elétrica da Neoenergia Elektro. Além do 36º Batalhão da Polícia Militar, a concessionária já instalou o sistema de energia solar em várias instituições de Limeira, como nos três campi da Unicamp, em oito escolas municipais e no prédio do Tribunal de Justiça. Ao todo, a geração de energia desses 13 sistemas é capaz de abastecer cerca de 5.200 residências por um mês.

Foto divulgação Neoenergia Elektro

O sistema fotovoltaico é abastecido por uma fonte inesgotável de energia elétrica, uma vez que a produção é a partir da irradiação da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Entre as suas vantagens, estão a redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida; baixo impacto ambiental; fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maior demanda, aumentando assim a geração elétrica necessária em determinado ponto ou edificação.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Tão importante quanto a economia gerada à instituição, a iniciativa da Neoenergia Elektro estimula o uso consciente e limpo da energia elétrica e ajuda na redução das contas públicas”, destaca a supervisora de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, Daniela Souza. 

A iniciativa está alinhada e faz parte do compromisso da Neoenergia Elektro com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU. A instalação de painéis fotovoltaicos está diretamente ligada à ODS 7, que visa contribuir com uma energia acessível e limpa.

Neoenergia Elektro

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.