Defesa Civil emite alerta de risco meteorológico para região de Campinas
Há condições para chuvas intensas, acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo entre terça-feira (17) e sexta (20)
A Defesa Civil alerta a população para o risco de chuvas intensas entre terça-feira (17) e sexta-feira (20/01). O aviso de risco meteorológico emitido para a região Metropolitana de Campinas, além de São Paulo e Sorocaba, informa que há condições para que as chuvas sejam também acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e granizo. Há previsão de acumulados elevados (em 72 horas), de 100 mm, por isso, a Defesa Civil chama a atenção da população para o risco de alagamentos, enchentes e desabamentos.
A Prefeitura de Campinas realiza a Operação Chuvas de Verão entre 1º de dezembro a 31 de março. A estratégia reúne uma série de ações de prevenção e resposta para redução do risco de desastres, evitando ocorrências graves durante o período marcado por elevados índices de chuvas. Diversos setores da Administração pública fazem parte da Operação, conduzida por uma força-tarefa, que tem o intuito de mobilizar as áreas no socorro a situações de emergência e de desastres, minimizando suas consequências. Também há o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e adoção de medidas antecipadas para reduzir riscos.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Campinas pelo telefone 199 para emergências como imóveis em risco, quedas de árvore e alagamentos. Os cidadãos também podem se cadastrar para receber alertas de risco de tempestade ou chuva forte iminente e recomendações de segurança. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
..……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.