HORTITEC: Maior feira técnica de horticultura da América Latina começa nesta quarta
Na entrevista a seguir, Opitz fala sobre as novidades da feira, os desafios a frente da pandemia e a importância do evento para toda a América Latina
O empresário da RBB Evento Renato Opitz está à frente da organização da 27ª Hortitec, a tradicional exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensiva, que ocorre entre os dias 22 e 24 de junho na cidade de Holambra. Na entrevista a seguir, Opitz fala sobre as novidades da feira, os desafios a frente da pandemia e a importância do evento para toda a América Latina.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA HORTITEC 2022? As principais novidades da Hortitec estão relacionadas principalmente a variedades de maior produtividade e que podem ser plantadas ao longo dos doze meses nos mais diferentes climas brasileiros, tanto para flores, para frutas e para verduras. Isso faz muita diferença porque essas novas variedades são lançamentos que podem servir para os mais diferentes climas e assim facilitam muito a questão de uma produção em meses onde não se tem tanta produção. Isso é muito importante para o produtor porque consegue planejar melhor sua produção, produzindo em épocas aonde o preço é mais interessante. Também é bom para o mercado, para o consumidor, porque assim evita-se o desabastecimento. Fora isso, também existem vários lançamentos com relação a tecnologias para o produtor poder economizar custos, principalmente com energia e com o uso de água. Na questão da energia, são várias empresas de energia solar que vão demonstrar novos equipamentos, mais baratos e mais eficientes, e na parte de água também várias empresas de irrigação com tecnologias.
QUAIS AS OPORTUNIDADES QUE A FEIRA PODE GERAR AOS VISITANTES E INVESTIDORES? As principais oportunidades que a feira gera para os visitantes são justamente poder comparar produtos, tecnologias e preços. Então, no mesmo instante, no mesmo lugar, o visitante, produtor, pode encontrar todos os concorrentes de determinados tipos de produtos e serviços, máquinas, equipamentos e vai poder comparar, avaliar, a qualidade e a tecnologia envolvidos, o preço, as instalações, os serviços, a assistência técnica e assim tomar a sua melhor decisão de investimento. Então, fica fácil, assim o produtor consegue ter uma visão geral do mercado, o que que está acontecendo e em que direção que o mercado está indo.
QUAL O PÚBLICO ESPERADO? O público esperado é em torno de 25 mil pessoas, principalmente produtores rurais, desde o produtor mais simples, àquele que é agrônomo ou técnico agrícola ou mesmo prático. São essencialmente produtores rurais que vem em busca de novidades de produtos e serviços.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA HORTITEC PARA O BRASIL? A Hortitec é muito importante não só para o Brasil, mas para toda a América Latina, porque é a principal feira desse setor. Então, nós recebemos não só visitantes de todos os estados brasileiros, mas de muitos países da América Latina. Que vem aqui, aproveitam e tem uma exposição desse nível no hemisfério sul, se não eles teriam que viajar para a Europa, para os Estados Unidos ou para a Ásia para visitar eventos desse porte. Então, na verdade, você recebe também várias empresas do exterior e isso ajuda a melhorar o negócio como um todo.
QUAL O SEU PRINCIPAL DESAFIO À FRENTE DA LIDERANÇA DA HORTITEC? Os desafios frente a organização da Hortitec são muitos. Já é a vigésima sétima edição e imagina que nós começamos com trinta e duas empresas e hoje temos mais de quatrocentas e cinquenta. Portanto, o desafio é grande. Um crescimento lento, continuo e gradual. Mas, constante para trazer realmente empresas, sempre trazer novidades para o público visitante e tornar a feira interessante, atrativa e moderna para todos. É um desafio e tanto.
COMO A FEIRA NASCEU? A feira nasceu há quase trinta anos justamente para cobrir uma lacuna que existia. Já havia naquela época várias feiras na Europa e nos Estados Unidos atendendo esse nicho de mercado. Então, um grupo de produtores e empresários aqui de Holambra visualizou isso e vislumbrou um futuro promissor para esse setor aqui na nossa região. Isso acabou dando certo.
COMO FOI O DESAFIO DE FICAR DOIS ANOS SEM A REALIZAÇÃO DA FEIRA? Ficar dois anos sem realizar a Hortitec foi muito difícil porque, na verdade, tivemos que manter uma estrutura por dois anos, sem receitas, só com custos. Utilizamos, para isso, a credibilidade perante o mercado. Todos os relacionamentos foram importantes para viabilizar a realização do evento. Empresas que acreditaram e permaneceram do nosso lado. Mas, a gente acredita que ainda vai demorar pelo menos mais um, dois anos, para equilibrar.
COMO O AGRONEGÓCIO FOI IMPACTADO COM A PANDEMIA? Todos os setores foram mais ou menos impactados com a pandemia. Não dá para dizer que não houve impacto. Um dos principais problemas que o setor do agronegócio enfrentou no primeiro instante foi a queda, a demanda, mas isso logo se normalizou. Mas, em seguida, foi a questão do aumento de custo de produção. Hoje, quase todos os produtores têm enfrentado problemas seríssimos com os aumentos dos custos de produção e também um desabastecimento geral de muitos insumos. Então, não é só a questão que eles estão caros, mas muitos deles não existem mais, é muito tempo de espera, falta de componentes, falta de ingredientes para a produção de fertilizantes e substratos, mudas, embalagens, etc.
QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O AGRONEGÓCIO NO BRASIL? O agronegócio é de importância enorme para o Brasil, de suma importância, porque foi o setor que segurou as pontas da economia nesses últimos dois anos, ajudou a segurar um pouco a inflação, ajudou a dar maior empregabilidade, principalmente porque se trata de muitos produtos exportáveis. Ajudou muito também na balança de pagamentos. Se não tivesse sido o setor do agronegócio a situação no Brasil estaria bem pior. O fator do Brasil ser um país agrícola e ter amplas áreas e condições climáticas para produzir ajuda muito, sem dúvida alguma.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.