13/05/2024

Indaiatuba recebe apresentação do maestro João Carlos Martins

Em sessão única e gratuita, apresentação homenageia compositor Johann Sebastian Bach e acontece no dia 16 de maio, na sala Acrísio de Camargo

Foto: D’Color Produções Culturais

O pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins e a Camerata Bachiana apresentam, no dia 16 de maio, às 20h, em Indaiatuba (SP), o concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach. O evento, que integra a programação do Maio Musical, tem participação da solista Karen Stephanie. O concerto acontece na sala Acrísio de Camargo (Ciaei), tem entrada gratuita e terá distribuição de um livro temático sobre o concerto para cada família presente. A apresentação conta com um intérprete de libras.

Além da experiência musical do maestro, os espectadores ainda poderão conhecer a história de João Carlos Martins, que compartilhará acontecimentos marcantes de sua vida dedicada à arte e também sobre o repertório que presta homenagem ao alemão Johann Sebastian Bach, um dos maiores compositores de música clássica do mundo.

SOLISTA O evento tem participação especial da soprano Karen Stephanie, que possui licenciatura em música, pela USP (Universidade de São Paulo) e, em 2011, iniciou suas experiências com o canto, passando por aulas de professores como Celine Imbert, Juliana Starling e Paulo Mandarino. Também participou do Opera Studio, programa de formação da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e recebeu o prêmio na categoria Cantora Revelação no concurso Carlos Gomes, em Campinas (SP). A solista marcou presença no Festival Internacional Fiato al Brasile, na Itália, de 2012 a 2015. Atualmente se apresenta com frequência junto a orquestra Filarmônica Bachiana sob a regência do maestro João Carlos Martins.

INGRESSOS Para assistir é preciso retirar gratuitamente o ingresso online – a partir das 7h da manhã do dia 10/05 -, lembrando que será preciso validá-lo 30 minutos antes do concerto no local do evento. Os ingressos estarão disponíveis neste link.

O concerto Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach é produzido pela D’Color Produções Culturais, com patrocínio da Maravilhas do Lar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.

ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita. No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do País.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.