Mercado Municipal de Campinas, o “Mercadão”, completa 116 anos
Inaugurado em 1908 pelo então prefeito Orosimbo Maia, o estabelecimento é o mais antigo centro de compras do município
O mais antigo centro de compras da cidade, o Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, completa 116 anos nesta sexta-feira, 12 de abril. O prédio passa por remodelação completa da estrutura e revitalização da fachada. As obras tiveram início em 24 de julho do ano passado e seguem dentro do cronograma previsto mantendo os padrões definidos no projeto executivo. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2024.
A reforma é mais uma das ações da Administração Municipal para a revitalização do Centro. O investimento é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Pereira, e o restante via contrapartida do município.
Para o prefeito Dário Saadi, o Mercadão é um patrimônio dos campineiros e muito importante para a valorização do Centro. “A realização desta obra era uma reivindicação histórica dos permissionários e de toda a cidade de Campinas. As obras estão caminhando bem, o Mercadão vai ficar lindo e a população de Campinas merece” colocou.
A obra
O espaço está sendo revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronização dos boxes. A estrutura metálica do mezanino, uma novidade no projeto em relação ao prédio atual, acabou de ser finalizada.
A equipe trabalha atualmente nas obras das estruturas de água, esgoto, instalações elétricas e de gás, além da reforma do telhado. Posteriormente, será concretada a laje do mezanino e a parte externa do prédio, com a reforma dos toldos e novo reboco. O prédio também terá elevadores e banheiros na parte interna.
O secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, conta que para execução da reforma foi preciso fazer um projeto de drenagem para as novas fundações. “O prédio do Mercado Municipal, com 116 anos, apresentou dificuldades inerentes a uma reforma em um prédio antigo. Foram muitos problemas hidráulicos, com vazamentos de água e esgoto, e muitos danos na parte elétrica. Além disso, o Mercadão está localizado em um terreno de brejo, o que exigiu um projeto de drenagem para estabelecer as novas fundações”, explicou.
Funcionamento
O Mercado Municipal possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas externas. Durante a execução da reforma, os permissionários continuam atendendo os clientes em tendas climatizadas que foram instaladas na área do estacionamento.
O Mercadão fica no centro da cidade, entre as ruas Benjamin Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado das 7h às 16h, e, facultativamente, aos domingos, das 7h às 12h.
Patrimônio
O Mercado Municipal é uma das sete maravilhas de Campinas. Inaugurado em 1908 pelo então prefeito Orosimbo Maia, o estabelecimento é o mais antigo centro de compras do município, um dos pontos preferidos da população campineira e uma atração marcante para os que visitam nossa cidade.
Tombado em 1983 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e, em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), o prédio do Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em arquitetura mourisca.
Além disso, é parte viva da história campineira, visto que era no Mercado, entre as décadas de 1930 e 1960, onde ocorriam os encontros entre intelectuais, artistas, jornalistas, políticos, que, em seus estabelecimentos, discutiam os grandes temas municipais e nacionais.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.