08/03/2024

MULHERES DE SUCESSO: Edna Peretti

Educadora, ela perdeu os dois filhos de maneira trágica. Foi na fé que ela encontrou força para seguir adiante e transformar a dor em livro

Cada pessoa enxerga a fé de uma maneira diferente. Para Edna Aparecida Pedro Peretti, a fé é uma cola que consertou os pedaços de seu coração em todas as vezes que ele foi partido.

Nascida em Leme/SP, Edna mudou-se para Cosmópolis muito jovem, com apenas 13 anos. Ao chegar no município, conheceu o homem que se tornaria o pai de seus filhos, José Vanderlei, e casou-se com ele aos 18 anos. A cada ano que passava, a vida lhe era mais generosa. Aos 20 anos viu sua primeira filha nascer, Giovana Peretti, e aos 23, o tão almejado Gabriel Peretti.

Enquanto os filhos cresciam, ela se dedicava também a estudar e construir uma carreira profissional no ramo da Educação. Nada parecia fora do lugar e sua fé só aumentava.

Até que, 20 anos após o nascimento de seu segundo filho Gabriel, Edna o perdeu em um trágico acidente de carro. “Chegou o momento em que o barco iria afundar. Dia 20 de fevereiro de 2005, um domingo lindo e ensolarado. Eu não preciso nem fechar os meus olhos, me lembro de todos os detalhes. Ele foi dar uma volta e, ao se despedir, suas últimas palavras para mim foram: ‘tchau, baixinha invocada’. E saiu para não voltar mais”, conta Edna Peretti.

Ficaram apenas três. Juntos, eles se uniram para superar aquela perda imensurável. Edna, por sua vez, precisou utilizar a fé pela primeira vez para colar seu coração.

Poucos anos depois, em 2009, ela também veria sua filha Giovana ser enterrada. Um fatídico acidente em um evento tirou a vida de sua menina. “Difícil entender como aquela menina generosa, de coração bom, que vivia para ajudar os outros, morreu pisoteada por pessoas”, desabafa.

A fé foi novamente essencial para que ela se mantivesse firme e para que seu coração continuasse inteiro. A dor de devolver os dois filhos à Deus era forte demais, mas ela precisava seguir em frente.

Até que, por fim, Deus também recolheu o homem que Edna amou e escolheu para ser seu par. Após a descoberta de um câncer de pâncreas e fígado, José Vanderlei veio à óbito e ela se viu sozinha. Apenas Edna e sua fé em Deus. “Eu falo muito para as pessoas: amem hoje, beijem hoje, abracem hoje, tenham paciência hoje, porque a vida é uma caixinha de surpresa”, aconselha Edna Peretti.

“Quando tive a última perda, eu me lembro de falar o seguinte para Deus: “se eu der o primeiro passo e o Senhor estiver do meu lado, eu vou dar todos os outros. Eu prometo. O Senhor me manteve em pé até hoje. Então, onde me chamarem para falar dessa fé e falar do Senhor, eu vou”, continua.

Hoje, Edna é professora da rede municipal de Cosmópolis, graduada em Pedagogia, Educação Artística e Filosofia. Dentro e fora da sala de aula, ela leva seu testemunho, que é motivo de comoção em todos os lugares onde passa. Através de sua história, ela demonstra como sua fé inabalável a permitiu superar tudo com resiliência, sem reclamar das escolhas de Deus em sua vida.

“Não é à toa que tenho essa profissão, porque Deus sabia o quanto eu ia precisar dos meus alunos. Até hoje eu falo, meus alunos foram e são um bálsamo na minha vida porque sei que eu faço um pouco de diferença na vida deles cada vez que eu entro em sala de aula”, conclui.

Em 2018, Edna lançou o livro “Uma história de fé e amor” onde retratou toda a história de superação e espiritualidade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.