Onda de Calor: Inmet emite alerta para vários estados até domingo
Previsão para esta sexta, em alguns locais do Brasil é de temperaturas acima de 42ºC
Esta última semana de inverno está sendo marcada por uma onda de calor que atinge a maior parte do país. No sábado (23), já começa a primavera.
E a previsão para esta sexta, em alguns locais do Brasil é de temperaturas acima de 42ºC.
As áreas que devem bater recordes de temperaturas são Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo.
Lembrando que na última segunda-feira, o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta de grande perigo por causa da onda de calor.
O que é isso? É o calor persistente um dia após o outro. É exatamente o que está acontecendo nesta semana e por isso o alerta continua.
Esse aviso indica que as temperaturas máximas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média histórica do período.
Na capital paulista, por exemplo, os termômetros podem chegar a 36ºC no final da semana. No Rio, 41ºC, Salvador, 31º, Manaus, 37º, Cuiabá, 42º. O munícipio de Acorizal, no Mato Grosso, pode chegar a 43ºC graus.
Com esse calor todo, é preciso tomar cuidado. Principalmente, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes.
Então, beba de 2 a 3 litros de água, refresque o corpo com panos molhados ou lenços umedecidos, aproveite lugares frescos e sombras, use roupas leves.
E fique de olho nos idosos. Qualquer sinal de mal-estar, procure o médico. Os sintomas de uma exaustão por causa do calor são: tontura, dor de cabeça, transpiração excessiva e fadiga.
Agência Brasil
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.