Região de Campinas tem 26 escolas estaduais que podem se tornar modelo cívico-militar
Consulta pública, começou no dia 1º de agosto vai até o dia 15, está sendo realizada através da Secretaria Escolar Digital (SED)
A Região de Campinas está se preparando para uma possível implementação do modelo de ensino cívico-militar, com 26 escolas estaduais expressando interesse em adotar o novo formato. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está conduzindo uma consulta pública para avaliar a adesão das comunidades escolares a este modelo.
A consulta, que começou no dia 1º de agosto e vai até o dia 15, está sendo realizada através da Secretaria Escolar Digital (SED). O objetivo é ouvir a opinião de pais, responsáveis, estudantes a partir dos 16 anos, e professores sobre a introdução do ensino cívico-militar nas escolas.
Se a quantidade de votos válidos não for suficiente, haverá duas rodadas adicionais de consulta. A primeira será realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, e a segunda entre 27 e 29 de agosto, também pela SED. As escolas que ainda não atingirem o quórum necessário poderão indicar a necessidade de uma terceira rodada de consulta.
De acordo com o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva, “Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo passa necessariamente pela consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada de forma gradual, com muito diálogo e escuta da nossa rede.”
A expectativa da Seduc é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implementação e a avaliação da possibilidade de expansão nos próximos anos. Caso o número de escolas interessadas ultrapasse 45, critérios de desempate serão aplicados, incluindo a distância de outras escolas que não optaram pelo programa, o número de votos válidos, e o nível de ensino ofertado.
A escolha das 45 escolas selecionadas será feita até o final de agosto, coincidindo com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual. A partir de setembro, os estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou outras escolas da rede.
As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista e terão o processo de seleção e formação dos monitores conduzido pela Seduc-SP. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também apoiará a Seduc na seleção dos monitores e no desenvolvimento de atividades extracurriculares, além de assegurar a segurança escolar. O investimento previsto para a contratação dos monitores será de R$ 7,2 milhões, considerando a expectativa de ampliação para 100 escolas cívico-militares.
Na região, a consulta pública será realizada nas seguintes escolas:
Para mais informações sobre a consulta pública e o processo de adesão, a comunidade escolar pode acompanhar as atualizações através da Secretaria Escolar Digital e dos canais oficiais da Seduc-SP.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.