Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra será feriado Nacional
Data em alusão a morte de Zumbi dos Palmares tornou-se feriado em dezembro de 2023
Da redação
Na próxima quarta-feira (20) será celebrado o feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data essa, que faz alusão ao dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, datada em 20 de novembro de 1695. Pela primeira vez, essa data integra a lista de feriados nacionais, trazendo consigo a representatividade e simbolismo atribuído.
Através da Lei n.º 12.519 no ano de 2011, o Dia da Consciência Negra passou a ser considerado uma “data comemorativa” no calendário nacional, ainda sem ter o posto de feriado e nem ao menos de ponto facultativo. Já no trimestre final do ano passado, a alteração na lei que tornava o dia 20 de novembro como feriado nacional, foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com isso, deve-se entender o feriado e seu significado, que passa por uma longa história de lutas sociais, culturais e étnicas ao longo de muitos séculos no Brasil. Uma data que já se apresentou como símbolo de união e conscientização da cultura negra, hoje também representa a luta diária de negros em meio a uma sociedade ainda preconceituosa em diversos aspectos.
Essa semana, visando a maior conscientização sobre essa luta diária, celebraremos pela primeira vez o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como um feriado nacional de fato, podendo refletir sobre a importância que existe na valorização dessa data.
Para aqueles que desejarem aproveitar o feriado, a previsão do tempo indica um persistente calor no período da tarde, com máxima de 32°, além de um clima nublado que deve se estender ao longo de todo o dia. Rodovias do Corredor Dom Pedro ainda devem receber mais de 200 mil veículos durante o feriado.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.