Pix é modalidade de pagamento preferida dos brasileiros
Dinheiro vivo era primeira opção, caiu para terceiro lugar
Passados quatro anos, o Pix é hoje a modalidade preferida de pagamento dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa O brasileiro e sua relação com o dinheiro, divulgada pelo Banco Central.
Segundo o levantamento, o Pix é usado por mais de 76% da população brasileira: 30 pontos percentuais a mais que a pesquisa de três anos atrás, poucos meses após o lançamento dessa modalidade.
Durante o anúncio dos resultados, o Diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Teixeira, atribuiu o sucesso do Pix à chamada inclusão financeira digital do banco.
O levantamento ainda mostra que a segunda modalidade de pagamento mais utilizada são os cartões de crédito e débito, usados por mais de 69% das pessoas. Mas, por outro lado, são a principal forma de pagamento nos comércios e nas lojas. O Diretor de Administração Rodrigo Teixeira avalia que na próxima pesquisa, daqui a três anos, o Pix vai ser o preferido até mesmo no setor comercial.
Quem liderava a preferência no levantamento anterior e caiu para terceiro lugar, é o dinheiro em espécie (as cédulas e moedas), utilizado por quase 69% das pessoas.
De acordo com Rodrigo Teixeira, essa pesquisa costuma ser feita a cada três anos, para a instituição entender como o brasileiro lida com o dinheiro e para fazer outros planejamentos.
O levantamento ainda mostra que o dinheiro é mais utilizado pelos homens do que pelas mulheres, apesar da pouca diferença. E, também, entre as pessoas com menor renda: 75% de quem recebe até dois salários-mínimos preferem usar o chamado dinheiro vivo.
Agência Brasil
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.