09/08/2023

Site da secretaria de Saúde de SP lança nova ferramenta que auxilia leitura em Libras

Medida é um importante passo rumo ao aumento da acessibilidade no estado

O site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) passou a contar com a VLibras, um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduzem conteúdos digitais em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A solução torna computadores, celulares e plataformas online mais acessíveis para as pessoas surdas, promovendo uma experiência inclusiva e eficiente no acesso aos serviços públicos de saúde.

Dentre as principais características da VLibras, destaca-se a possibilidade de ajuste da velocidade de interpretação, permitindo que cada indivíduo adapte o ritmo da tradução de acordo com sua necessidade e compreensão. Além disso, a ferramenta oferece a opção de ajustar o tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela, garantindo uma visualização clara e adequada para diferentes dispositivos.

Embora a Língua Brasileira de Sinais seja a comunicação oficial da comunidade surda no país, existem sinais que variam em relação à região e idade de quem se comunica. Por isso, a ferramenta também oferece a possibilidade de configuração da variação linguística, de acordo com os chamados regionalismos.

A funcionalidade já está disponível no site oficial da Secretaria da Saúde, acessível por meio de uma janela localizada à direita da tela, representada por um ícone de duas mãos. Ao clicar no ícone, de forma automática, o usuário pode selecionar qualquer texto presente na página para que seja traduzido para a Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta também permite que outros textos sejam traduzidos, proporcionando uma experiência mais acessível e inclusiva para todos os usuários com deficiência auditiva que buscam obter informações sobre os serviços de saúde fornecidos pelo Governo de São Paulo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.