28/09/2021

Valinhos inicia treinamento para implementação do programa “Zero Papel”

O objetivo do projeto é diminuir o uso de papel no âmbito público, afim de trazer ganhos ambientais e sustentabilidade ao município

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação, iniciou nesta terça-feira (28), o primeiro treinamento para a implementação do programa “Zero Papel”, que é um sistema que tem como foco, de um lado, tornar mais eficiente e rápida a prestação dos serviços públicos e, do outro, agregar importante investimento na área ambiental e sustentabilidade, através de um sistema de produção e gestão de documentos e processos totalmente digital.

“A implementação desse programa é de extrema importância para fatores como: economia de papel, aumento de sustentabilidade ambiental, eficiência nos serviços públicos destinados a população, facilidade no acesso de documentos no formato digital e de qualquer lugar, informatização de processos e outras facilidades para os servidores e munícipes”, ressaltou a Prefeita Capitã Lucimara que participou da abertura do treinamento.

Com a presença dos secretários e representantes de departamentos do órgão público, o treinamento foi importante como base para o início da implementação do programa, que deve ocorrer já nas próximas semanas. Nesta primeira etapa, após o treinamento, será realizado o levantamento dos pré requisitos nas secretarias, para ajustar às características e demandas.  A primeira secretaria que inicia, na prática, após esta fase inicial é a Secretaria de Assuntos Internos da Prefeitura de Valinhos, que detém maior demanda de documentos em papel.

O objetivo da realização desse projeto é colocar a cidade no hall dos municípios que priorizam a tecnologia como suporte da nova gestão pública, diminuindo o uso de papel no âmbito público, afim de trazer ganhos ambientais e sustentabilidade ao município, como construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, com o intuito de facilitar e agilizar os serviços prestados à população.

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