20/11/2025

Afro Festival tem início nesta quinta com programação cultural gratuita

Evento realizado pelo Coletivo Preto Nó em comemoração à Semana da Consciência Negra reúne oficinas, festival de dança, apresentações musicais e culturais em diversos pontos da cidade; confira a programação completa

Da redação

Cosmópolis sediará, a partir desta quinta-feira (20) até sábado (22), o Afro Festival, evento gratuito que busca fomentar e celebrar a cultura preta no município, em comemoração à semana da Consciência Negra. A programação inclui oficinas, feira de negócios, apresentações musicais, festival de dança, mostra de curtas e o Desfile Pérola Negra. As atividades serão realizadas em diferentes pontos da cidade, como o Auditório da Escola Paulo Freire, o CEU Andorinhas e a Praça do Coreto.

Idealizado e promovido pelo Coletivo Preto Nó, o festival é organizado por ativistas, produtores, artistas e empreendedores pretos de Cosmópolis. A equipe responsável reúne profissionais locais que coordenam diferentes áreas do projeto, entre eles Ana Beatriz Pereira, Eduardo Faggione e Cristofer Andrews, além de voluntários e parceiros.

Segundo Ana Beatriz, o festival nasceu da necessidade de ampliar a visibilidade e o protagonismo da população preta e parda na cidade.
“Observamos uma lacuna: embora a população preta e parda seja significativa em Cosmópolis, não existe um evento estruturado e contínuo que gere visibilidade, renda e protagonismo cultural para essas pessoas. O Afro Festival foi pensado para ocupar esse espaço: celebrando a estética preta, fortalecendo a economia criativa local e articulando uma agenda educativa e antirracista para a cidade”, afirma.

A programação será distribuída ao longo dos três dias. Confira:

20/11 (quinta-feira) – Escola Paulo Freire

14h e 18h — Espetáculo Odus – Grupo História dos Odus
20h — Cerimônia de abertura + palestra “Um preto como eu”, com Hellio Augusto

21/11 (sexta-feira) – CEU Andorinhas

15h — 1ª Mostra de Cinema Negro “NÓS”
Filmes exibidos:
Avoa — Lucas Mendes (GO–PB), 2023
Você — Tainá Bevilacqua (RJ), 2023
Meu Pai e Praia — Marcos Alexandre (BA), 2024
O Brilho da Herança — Deco Machado (SP), 2024
Egbé Orum: Família Espiritual — Alexandre Silva (SP), 2024
• Pré-lançamento: Nas Lascas do Jatobá

20h — Oficina de dança afro “Dudú Ijó”, com Adnã Ionara

22/11 (sábado) – Praça do Coreto (13h às 22h)

13h — Danças
14h — Coral UNASP
14h40 — Coral Kumbaya
15h30 — Lado Loko Records
16h30 — Desfile Pérola Negra
18h30 — Tentação 3
20h — DJ Yat
21h — DJ Dark Buda
22h — Encerramento

Durante todo o sábado, haverá feira de expositores, barracas de alimentação e food trucks. A programação completa e eventuais atualizações serão divulgadas nas redes oficiais do festival.

Coletivo Preto Nó

O Coletivo Preto Nó é um agrupamento de pessoas pretas de Cosmópolis que atua no fortalecimento da presença e da visibilidade negra na cidade, por meio da arte, da memória e do empreendedorismo cultural. O grupo realiza ações educativas, artísticas e econômicas com foco na afirmação identitária e na promoção da economia preta.

“O Coletivo Preto Nó nasceu da articulação entre pessoas pretas de Cosmópolis interessadas em fortalecer a presença cultural e política negra no município. Atualmente o coletivo é pequeno, mas aberto ao diálogo e a somar toda pessoa ou grupo que queira participar. Trabalhamos com horizontalidade e convidamos a comunidade a fazer parte das decisões e atividades”, declara Ana Beatriz.

FOTOS: Divulgação

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.