21/06/2025

Cosmopolense morre após acidente na Replan, em Paulínia

Carlos Rodrigo Medeiros, de 43 anos, morreu neste sábado

Carlos Rodrigo Medeiros, de 43 anos, morreu neste sábado (21) em decorrência de um acidente de trabalho ocorrido na última sexta-feira (20) nas dependências da Replan, refinaria localizada em Paulínia. Ele atuava como funcionário da empresa contratada para prestar serviços na unidade. Carlos, era morador de Cosmópolis e atuava como Meio Oficial Caldeireiro.

O acidente aconteceu durante atividades relacionadas à caldeiraria e à movimentação de cargas. Conforme relatos de colegas de trabalho, Carlos estava desmontando um trocador de calor — conhecido também como permutador — quando foi atingido no rosto e no tórax por um componente chamado “boleado”, que teria se soltado de forma inesperada. Mesmo ferido, ele conseguiu descer do andaime, mas apresentava sangramentos e lesões internas.

Carlos recebeu atendimento imediato e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Paulínia (HMP), mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no dia seguinte.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campinas (SINTICOM) informou que está apurando o ocorrido para avaliar quais medidas serão adotadas.

No mesmo dia em que aconteceu o acidente, o Sindicato Unificado dos Petroleiros (Sindipetro) já havia feito um alerta público sobre os riscos enfrentados pelos trabalhadores na Replan. A entidade sindical vem expressando preocupação com a segurança e as condições de trabalho no local, mencionando inclusive uma possível piora no ambiente devido à redução no número de funcionários.

Posicionamento Oficial

A Petrobras lamenta informar sobre o falecimento do prestador de serviço Carlos Rodrigo Medeiros, da empresa QWS, no início da madrugada deste sábado, 21/06, no Hospital Vera Cruz, em Campinas. Na tarde desta sexta-feira, 20/06, o trabalhador foi atingido por peça de equipamento durante processo de manutenção, na Refinaria de Paulínia, Replan. Após a ocorrência, ele foi prontamente atendido pela área de Saúde da Replan e direcionado para o Hospital Municipal de Paulínia e, posteriormente, ao Hospital Vera Cruz onde veio a falecer. Os familiares estão recebendo toda assistência necessária da empresa QWS. A Petrobras comunicou os órgãos competentes e irá formar uma comissão para investigar as causas do ocorrido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.