02/07/2025

Cosmópolis adere ao programa UniversalizaSP

Projeto foi criado pelo Governo de São Paulo com objetivo de apoiar municípios na resolução de problemas que afetam água e esgoto

Da redação

A cidade de Cosmópolis aderiu ao programa UniversalizaSP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo apoiar os municípios no cumprimento das metas de universalização dos serviços de água e esgoto.

Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), a adesão ao projeto foi motivada pelo “assessoramento e apoio técnico sem custo para o município, com a possibilidade de investimentos significativos e direcionados para a solução dos problemas”.

Ou seja, o município poderá apresentar suas principais demandas na área de saneamento básico e solicitar recursos financeiros e apoio técnico para a execução de obras e projetos de melhoria.

Após a identificação das necessidades locais, o governo estadual analisará as prioridades e definirá quais intervenções serão contempladas, além dos valores a serem destinados.

UniversalizaSP

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e gerida pela Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, e tem como foco apoiar as cidades paulistas no desafio de garantir resiliência hídrica e alcançar as metas de universalização estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento: 99% de cobertura de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Ao todo, 214 municípios receberão suporte técnico do governo estadual em estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental; análise da governança necessária; elaboração de modelos societários, regulatórios e contratuais; além do mapeamento de potenciais investidores. O Estado será responsável pela realização dos estudos de viabilidade e pela modelagem das contratações para parcerias regionalizadas — sem custos para prefeituras.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.