Festival AbraOficinas terá 13 atividades gratuitas em Cosmópolis até novembro
Programação começa neste sábado (29) e reúne oficinas sobre teatro, cinema, dança, acessibilidade, cultura afro-brasileira e outros temas

Da redação
O Festival AbraOficinas 2026 realiza, entre agosto e novembro, 13 atividades gratuitas em Cosmópolis. A programação começa neste sábado (29) e reúne oficinas e atividades de formação cultural em diferentes áreas, como dança, teatro, cinema e audiovisual, escrita criativa, acessibilidade, neurodivergências, saberes indígenas, meliponicultura e cultura afro-brasileira.
Promovido pelo Coletivo Artístico Abrakortina, o festival terá a maior parte das atividades realizada aos finais de semana, no Ponto de Cultura Abrakortina. As atividades são destinadas a pessoas a partir de 14 anos e não exigem experiência anterior. É possível se inscrever em uma ou mais oficinas, conforme o interesse do participante.
A programação inclui atividades como “Ballet Clássico para Todos”, “Alongamento e Flexibilidade Corporal”, “Povos Indígenas na Música e no Cinema”, “Acessibilidade na Produção Cultural”, “Teatro de Objetos”, “Neurodivergências: Inclusão e Representatividade”, “Abelhas Nativas e Meliponicultura”, “Documentário sobre Histórias Locais”, “Adaptação de Texto para Teatro”, “Escrita Criativa”, “Cinema de Guerrilha e Narrativas Autorais”, “Teatro Negro e Música Afro-Brasileira” e “Teatro de Boal e a Voz do Oprimido”.
Programação
A primeira atividade será “Ballet Clássico para Todos”, neste sábado (29), das 9h às 16h30. No domingo (30), será realizada a oficina “Alongamento e Flexibilidade Corporal”, no mesmo horário.
Em setembro, estão previstas as atividades “Povos Indígenas na Música e no Cinema”, no dia 6, das 9h às 16h30; “Acessibilidade na Produção Cultural”, no dia 12, das 15h às 18h; “Teatro de Objetos”, no dia 13, das 9h às 16h30; “Neurodivergências: Inclusão e Representatividade”, no dia 26, das 10h às 12h; e “Abelhas Nativas e Meliponicultura”, no dia 27, das 9h às 16h30.
Em outubro, serão realizadas as oficinas “Documentário sobre Histórias Locais”, no dia 3, “Adaptação de Texto para Teatro”, no dia 10, “Escrita Criativa”, no dia 11, e “Cinema de Guerrilha e Narrativas Autorais”, no dia 24. A primeira, a segunda e a quarta acontecem das 9h às 16h30, enquanto “Escrita Criativa” será das 9h às 12h.
A programação termina em novembro com “Teatro Negro e Música Afro-Brasileira”, no dia 1º, e “Teatro de Boal e a Voz do Oprimido”, no dia 8. As duas atividades serão realizadas das 9h às 16h30.
Nas atividades com duração das 9h às 16h30, haverá intervalo para almoço das 12h às 13h30. Os participantes poderão sair para almoçar, mas a refeição não está incluída. As atividades também contam com coffee break e os participantes recebem certificado de participação.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário disponível na bio do Instagram @abrakortina. As vagas são limitadas.
As atividades serão realizadas no Ponto de Cultura Abrakortina, localizado na Rua Gustavo Epprecht, nº 212, Núcleo Residencial Jardim Cosmopolita, em Cosmópolis. O festival é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura, com produção do Coletivo Artístico Abrakortina e apoio da Prefeitura de Cosmópolis e da Secretaria Municipal de Cultura.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
