Mais de 770 alunos devem fazer o Enem em Cosmópolis neste domingo
As 180 questões objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio são divididas em duas provas com 90 questões cada
Da redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 3 e 10 de novembro. Em Cosmópolis, foram confirmadas 776 inscrições, incluindo 437 estudantes que estão concluindo o ensino médio.
A abertura dos portões nos locais de prova do Enem ocorre às 12h, e o fechamento é pontual, às 13h. No primeiro dia de prova, o exame termina às 19h, enquanto no segundo dia o encerramento é às 18h30.
Os candidatos podem deixar o local sem o caderno de questões a partir das 15h30. Caso desejem levar o caderno, devem sair a partir das 18h. Aqueles que saírem antes das 15h30 serão eliminados da prova.
O que cai?
O Enem tem 180 questões objetivas, sendo 90 em cada dia. São 45 itens para cada área de conhecimento.
A organização do Enem divide as provas em quatro áreas de conhecimento:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física
Matemática e suas Tecnologias
Os participantes também precisam redigir uma redação dissertativa-argumentativa no Enem.
Neste domingo (03), os estudantes realizarão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No domingo seguinte (10), as provas abordarão as áreas de Matemática e Ciências da Natureza.
DIA DA PROVA: O que é preciso levar?
Documento de Identificação com Foto: Pode ser físico ou digital (CIN, RG digital, e-Título, CNH digital ou documento no app Gov.br). Se optar pelo documento digital, o candidato deve checar o funcionamento do app previamente.
Documentação para Estrangeiros: Passaporte ou identidade emitida pelo MJSP é exigido para candidatos estrangeiros.
Caneta: Caneta esferográfica com tubo transparente de cor preta.
Garrafa de água: No dia do exame, são permitiras garrafas de água transparentes e sem rótulo.
Lanche: É recomendável levar alimentos em embalagens lacradas, como barrinhas de cereal, chocolates e salgadinhos. Caso prefira levar potes com alimentos, como frutas cortadas, bolos ou sanduíches, isso também é permitido, desde que a embalagem seja transparente.
ATENÇÃO: Todos os alimentos e bebidas que você levar, sem exceção, podem ser vistoriados (revistados) pelo chefe de sala.
O que não é permitido?
É proibido o uso de objetos eletrônicos, óculos escuros, chapéu, gorro, viseira ou itens semelhantes, caneta de material não transparente, materiais de papelaria, protetor auricular e relógio. Todos esses itens devem ser guardados no envelope porta-objetos, que deve permanecer lacrado, identificado e colocado debaixo da carteira durante a prova.
Cartão de confirmação é obrigatório?
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias do exame. O Inep já disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O documento pode ser acessado na Página do Participante e traz o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova, além de registrar se o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social quando for o caso. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 20 de novembro, no Brasil inteiro.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.