Missa de ‘Domingo de Ramos’ é transmitida via internet para católicos de Cosmópolis
Padre diz que a bênção, mesmo que pela internet, chegou à todos os católicos
Henrique Oliveira
A data que marca o início da Semana Santa para os católicos foi bem diferente neste Domingo de Ramos (5).
Por conta das restrições impostas pelas autoridades públicas e eclesiásticas da quarentena do coronavírus, missas em todo o Brasil não foram realizadas da forma mais comum, muitas foram transmitidas pela internet – como é o caso de Cosmópolis, da Paróquia de Santa Gertrudes.
Com o uso de dois aparelhos celulares, conectados à internet, muitos católicos puderam acompanhar a missa de Domingo de Ramos, realizada pelo padre Diego Humeniuk neste domingo (05).
Na capela do Santíssimo, com o auxílio de mais sete pessoas (dentre eles músicos, auxiliares e coroinhas), o padre celebrou a missa pela internet dando início a mais uma semana santa, que aparentemente, todas as celebrações da semana mais importante do calendário litúrgico católico, serão via internet.
A tradicional procissão de ramos, que sempre acontece saindo da Casa das Irmãs Calvarianas seguindo até a Matriz, não aconteceu. Porém, a bênção dos ramos, aspergidos com água benta, foi realizada com os vários ramos que adornam o altar.
Diego Humeniuk, padre da Paróquia de Santa Gertrudes, diz que esta foi a forma encontrada para que os católicos possam acompanhar as missas, inclusive neste tempo sagrado para a religião.
“Na verdade estamos vivendo uma situação inimaginável. Talvez tenhamos assistido em filmes, isso daí. Mas estamos procurando os recursos para chegar nas casas e permitir que as famílias rezem”, diz o padre sobre a transmissão via internet da missa.
O padre diz que durante toda a semana santa serão realizadas as atividades normais da liturgia da Igreja. Porém, tudo será realizado ainda via internet. Todas as celebrações serão realizadas na ‘Capela do Santíssimo’, que fica na lateral de dentro da igreja. Sobre as demais datas desta semana, Diego diz que acontecerão normalmente.
“Alguns ritos pequenos se omitem para vivermos esta prevenção que está todo mundo se cuidando. Mas as celebrações acontecerão solenemente”, alega padre Diego.
Mesmo que longe de seus fiéis, o padre relata que recebe mensagens de católicos cosmopolenses de que estão sempre acompanhando as missas pelas redes sociais. “A resposta que tenho recebido, o feedback, das pessoas, que elas estão rezando, até mais intensamente. Como estamos vivendo uma situação diferente, tem pessoas que até tem me dito, partilhado comigo com mensagens, ‘nós estamos rezando intensamente’, diz Humeniuk.
“A bênção chegou até as casas. E eles sentem isso sim. Sentem…”, finaliza o pároco.
Do outro lado da tela, mesmo que há alguns metros da igreja, a família da diretora escolar aposentada, Maria Amélia Carone, esteve atenta à missa pelas redes sociais em seu quarto.
Ladeado de seus filhos, o arquiteto Lúcio e a professora Janice, a católica Maria Amélia fez questão de pendurar seus ramos na frente de casa e acompanhar a missa, que segundo ela, nunca tinha visto, inclusive neste período dos católicos.
“Primeira vez que assisto uma missa assim pela internet. Interessante, mas ela toca o coração da gente. Mesmo pela internet sinto a emoção de sentir a presença de Deus em nós”, diz Maria Amélia.
Aproveitando o momento solene de seu domingo, Maria Amélia diz que em suas orações pede a proteção da família e de todo o mundo.
“Totalmente para a proteção da família e dos amigos e do mundo. Pois é o mundo todo sofrendo com isso. Mas temos fé que nós vamos superar”, finaliza Maria Amélia.
A celebração do ‘Domingo de Ramos’ abre a semana santa para os católicos. Diz a bíblia, que Jesus Cristo foi aclamado em sua entrada em Jerusalém sobre um jumento. As pessoas que o aplaudiram estavam com ramos de oliveiras (planta comum na região do Oriente Médio) e de palmeiras.
……………………………………..
Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.