28/02/2026

Moradora de Cosmópolis é coautora de livro sobre superação, maternidade e vida no lar

Em Improváveis, mas Escolhidas, Açucena Rocha relata como, após enfrentar uma sobrecarga profissional e problemas de saúde, passou por um processo de transformação pessoal e encontrou sentido na vida no lar, fundamentada em sua fé cristã

Da redação

“Eu falo um pouco da minha história, de como foi para mim encontrar a felicidade dentro do lar, porque eu não tinha nenhuma felicidade”, afirma Açucena Rocha, de 30 anos, sobre sua colaboração no livro Improváveis, mas Escolhidas, lançado no dia 14 de fevereiro pela editora O Legados dos Improváveis.

Moradora de Cosmópolis, esposa e mãe de três crianças, Açucena, atualmente, organiza sua rotina entre a educação dos filhos, as tarefas domésticas e a atuação profissional como terapeuta do sono do bebê, auxiliando famílias do Brasil e de outros países na promoção da saúde e do descanso infantil.

No entanto, a realidade nem sempre foi essa. Inserida desde cedo no mercado de trabalho e sócia de uma empresa, Açucena conciliava a rotina empresarial com as demandas da maternidade e da casa. Aos 26 anos, enfrentou um período de adoecimento físico e emocional provocado, segundo ela, pela sobrecarga.

“Parei no hospital por diversas vezes. Em uma delas, fiquei com um lado do corpo paralisado. Chegaram a suspeitar de derrame ou infarto. Fiz tomografia e o diagnóstico foi estresse excessivo. Eu tinha apenas 26 anos”, relata.

A partir desse episódio, Açucena afirma ter iniciado um processo de reflexão e mudança. Segundo ela, foi nesse período que passou a buscar uma nova forma de viver, assumindo a identidade de mulher dedicada ao lar, à maternidade e à fé cristã — trajetória que agora compartilha nas páginas de Improváveis, mas Escolhidas.

“Eu recebi um convite para participar desse projeto em coautoria, junto com outras sete mulheres do país. No livro, contamos como superamos determinadas situações das nossas vidas, com o objetivo de que isso possa contribuir com outras pessoas que estejam passando por momentos semelhantes”, explica Açucena.

De acordo com a autora, a obra aborda temas como depressão, luto e formas de enfrentá-lo, além da importância de não se calar, já que muitas pessoas acabam silenciando suas dores.

“Na minha parte, escrevo sobre a vida sendo fecundada no lar e sobre encontrar felicidade como mulher dentro de casa”, afirma. “Eu sempre me sentia mais realizada na empresa do que em casa, com meu marido e meu filho. Para mim, era assustador cuidar da casa, limpar, organizar. Eu sabia fazer tudo isso, mas não sentia valor nessas tarefas. Mas, quando voltei meus olhos para a Palavra de Deus, passei a entender que a maior felicidade da mulher também pode estar no lar, na família, na maternidade”, continua.

“Isso não significa que não podemos trabalhar. A realidade de hoje muitas vezes exige que a mulher também contribua financeiramente, e sabemos que não é fácil para o marido sustentar tudo sozinho. Mas compreendi que a prioridade precisa ser a família. Se for possível conciliar trabalho, filhos e casamento de forma equilibrada, tudo bem. O importante é manter o equilíbrio, e para mim esse equilíbrio começa dentro de casa”.

O interesse em escrever um livro nunca fez parte dos planos de Açucena, mesmo com sua afinidade pela leitura. “Foi algo que surgiu como uma oportunidade. O convite para colaborar no livro aconteceu depois que participei de um evento em São Paulo. A editora entrou em contato comigo pelo WhatsApp. Eu nunca me imaginei escrevendo, apesar de ter muitas histórias para contar. Em uma fase da minha vida em que comecei a ler muitos livros, o convite para participar da obra acabou chegando. Para mim, foi uma experiência muito importante. Foi um processo de crescimento pessoal”, relata.

A participação em Improváveis, mas Escolhidas, segundo ela, carrega dois propósitos. Além de compartilhar sua vivência para incentivar outras mulheres em processos de redescoberta, Açucena também pretende utilizar a arrecadação das vendas para viabilizar um projeto missionário fora do país.

Integrante da Igreja Lagoinha, ela afirma que a família planeja se mudar para a Espanha com o objetivo de desenvolver um trabalho evangelístico. “A gente tem um propósito, que é levar a palavra de Deus lá. O livro está sendo um canal de bênção para levantarmos recursos e irmos para a Espanha. A venda está sendo destinada para cumprir esse propósito que Deus colocou no nosso coração”, explica.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a conta @acucena.sonodobebe no Instagram.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.