Prefeito de Cosmópolis é alvo de comentário racista em vídeo publicado nas redes sociais
Autoridades e munícipes se posicionaram na internet contra fala preconceituosa de uma moradora: “racismo não é opinião. É crime!”
Da redação
O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, foi alvo de um comentário racista em uma publicação que circula nas redes sociais nesta terça-feira (24). No vídeo, uma mulher critica uma obra realizada em via pública, na região central da cidade, onde uma retroescavadeira trabalhava na remoção de água. “Uma máquina que não sabe nem o que cava. Está tirando água […]. Esse é o governo do ‘negro’ Felisbino. Olha o que ele está fazendo. Gente, fede a esgoto”, declarou a moradora, em tom pejorativo.
Diante da repercussão dos comentários, munícipes e autoridades políticas se posicionaram contra a fala preconceituosa entonada pela autora do vídeo.
“Como presidente da Câmara Municipal e do Republicanos, partido do nosso governador Tarcísio, repudio com veemência a fala racista direcionada ao prefeito por uma senhora numa rede social. Independente de posição política, o respeito deve prevalecer. Racismo é crime e não pode ser normalizado. Nossa cidade precisa de união, não de intolerância”, afirmou André Maqfran em post em suas redes sociais.
Comentários de indignação também se espalharam por diversas publicações nas redes sociais. Confira:
O vereador Junior Vieira também se manifestou sobre o ocorrido. Por meio de vídeo publicado em seu perfil oficial, ele ressaltou que os comentários da moradora são considerados crime. “Independentemente de ideologias políticas, o respeito à dignidade humana é inegociável”, afirmou o parlamentar.
O Portal ON Cosmópolis entrou em contato com a assessoria do prefeito Junior Felisbino, que informou que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas em relação ao crime. “O caso será tratado com a seriedade que merece”, declarou. Em nota, o chefe do Executivo afirmou que utilizar o termo “negro” como insulto é racismo, crime previsto por lei com pena de reclusão de até 5 anos. Confira o posicionamento completo:
“Como prefeito de Cosmópolis, venho repudiar, de forma firme e clara, o conteúdo de um vídeo publicado pela senhora Izabel Cristina Gagliardi, que utilizou minha cor de pele como tentativa de me ofender e me desqualificar publicamente.
Sou descendente do povo negro, com orgulho da minha origem e da minha história. O uso do termo “negro” como insulto é racista, inaceitável e fere não apenas a mim, mas toda a minha família e a população negra deste país.
Racismo é crime, conforme previsto no Art. 20 da Lei 7.716/1989 e, desde 2023, equiparado à injúria racial (Art. 140, §3° do Código Penal) com pena de reclusão de até 5 anos. Não aceitaremos o retrocesso. Já estamos tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades competentes.
Reafirmo meu compromisso com o combate à intolerância e à discriminação, e com a construção de uma Cosmópolis mais justa, respeitosa e igualitária.
Junior Felisbino
Prefeito de Cosmópolis”
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.