06/02/2025

Prefeitura de Cosmópolis publica edital para obras de recuperação do Paredão

Administração divulgou licitação para contratar empresa especializada que será responsável pela recuperação, modernização e monitoramento do local


Da redação 

A Prefeitura publicou nesta quinta-feira (6), o edital de licitação para a contratação de uma empresa especializada que será responsável pelas obras da reforma, recuperação, modernização e monitoramento do Paredão.

O documento já está disponível para consulta, e as empresas interessadas podem apresentar suas propostas dentro do prazo previsto.

De acordo com a Administração Municipal, a recuperação da barragem será possível através de um investimento de R$ 11.704.632,10 milhões, conquistado em parceria com o Governo Federal. O recurso foi viabilizado por meio do trabalho conjunto entre o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Projeto e fases da reconstrução

O plano de trabalho proposto visa a recuperação da barragem localizada na margem esquerda do reservatório e construção de um Vertedouro tipo Labirinto a jusante do reservatório. A metodologia adotada foi pensada para garantir a viabilidade técnica e permitir a execução imediata da obra.

O projeto conceitual já está aprovado pela Defesa Civil do Governo Federal, mas pode ocorrer ajustes ao longo da execução.

A reconstrução será realizada em três fases principais:

1. Margem direita – Será isolada com uma ensecadeira para permitir a construção do muro lateral direito e da estrutura de controle com adufas. Somente após essa etapa o nível da barragem será reduzido.

2. Margem esquerda – Também será isolada com uma ensecadeira de sacos, permitindo a construção do muro lateral esquerdo.

3. Vertedouro tipo Labirinto – A última fase será a construção do vertedouro, estrutura essencial para o controle do fluxo de água.

As obras serão realizadas durante o período de estiagem, que oferece condições ideais para a execução dos serviços.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.