25/02/2025

Prefeitura se pronuncia sobre lar de idosos clandestino em Cosmópolis

Vigilância Sanitária constatou a falta de estrutura física e da documentação necessária para o funcionamento do local, determinando sua interdição

Da redação

A Prefeitura de Cosmópolis se pronunciou nesta terça-feira (25) sobre a existência de um lar de idosos clandestino no bairro Uirapuru. Em nota, a Administração informou que a Vigilância Sanitária constatou a falta de estrutura física e da documentação necessária para o funcionamento do local, determinando sua interdição.

Além disso, a Prefeitura destacou que a equipe do CREAS foi acionada para garantir a segurança dos idosos encontrados no endereço e que medidas estão sendo tomadas para responsabilizar os envolvido na operação clandestina do estabelecimento. Confira a nota completa:

“A Prefeitura de Cosmópolis, informa que no dia 24 de fevereiro de 2025, por volta das 20h10, foi acionada pela Autoridade Policial Plantonista para averiguar uma ocorrência de morte suspeita em uma clínica de repouso/idosos, localizada no bairro Uirapuru.

A vítima, uma idosa que se encontrava internada no local, teria falecido por volta das 16h, não apresentando sinais externos de violência.

Na ocasião, foi constatado que o estabelecimento abrigava aproximadamente 15 outros idosos. Durante a fiscalização, a Guarda Municipal informou que o local não possuía alvará de funcionamento, caracterizando a clínica como, em tese, clandestina.

A Vigilância Sanitária também esteve presente, identificando a falta de estrutura física e documentação necessária para o funcionamento. Portanto, foi aplicado o Auto de Infração e após a realocação dos internos o local será interditado.

Já a Secretaria de Assistência Social e Ação Comunitária também foi acionada para intervir em uma “Casa de Repouso para Idosos”. A equipe do CREAS foi mobilizada para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos. A equipe está trabalhando para localizar os familiares dos acolhidos e assegurar que recebam o cuidado e encaminhamento adequado.

Além disso, outros serviços estão tomando medidas para responsabilizar os envolvidos na operação clandestina do estabelecimento. Reafirmando o compromisso com a proteção dos direitos das pessoas idosas, além de acompanhar o caso de perto, prestando toda a assistência necessária.

A Secretaria agradece o apoio da população e solicita que qualquer situação semelhante seja denunciada aos órgãos competentes”.

………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem?  Clique  aqui  e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site  sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.