09/06/2025

Religião católica é maioria em Cosmópolis, indica IBGE

Fé compõe 41,25% da população da cidade, seguida da evangélica e da espírita; Censo de 2022 também traz dados por gênero e nível de alfabetização

Paróquia Santa Gertrudes, no Centro de Cosmópolis – imagem: reprodução

Da redação

Dados divulgados na última sexta-feira (06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo de 2022, revelam que a religião Católica Apostólica Romana é a que possui o maior número de fiéis em Cosmópolis (SP).

Com 41,25% da população da cidade (59.773 residentes), a fé católica é seguida pela evangélica (38,92%) e pela espírita (1,23%).

Outras classificações de menor expressividade também aparecem nos dados. Segundo o Instituto, 0,41% da população cosmopolense pertence às religiões Umbanda e Candomblé. A categoria “Outras religiosidades” obteve percentual de 6,4%.

Declararam-se sem religião 11,74% dos cosmopolenses; 0% disseram não saber a qual religião pertencem e 0,05% se consideraram “sem declaração”.

Ainda de acordo com o Censo, mais homens (50,45%) integram a população católica da cidade do que mulheres (49,55%). Já no caso dos evangélicos, é o contrário: 46% dos integrantes da fé na cidade são homens, número que sobe para 54% entre as mulheres. Entre os que se declararam sem religião, 54,33% são homens e 45,67%, mulheres.

O Instituto apresenta, ainda, os níveis de alfabetização por religião. Entre os católicos, 96,74% são alfabetizados; entre os evangélicos, 97,18%; e, no grupo dos sem religião, o percentual é de 97,07%.


Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.

Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.