24/10/2025

“São de inteira responsabilidade de seus autores” diz Câmara sobre fala de vereador em Cosmópolis

Parlamentar afirmou ter sido alvo de uma tentativa de intimidação ligada a uma facção criminosa, acusando um colega vereador

Após as declarações do vereador Xandão durante a sessão ordinária da última terça-feira (21), em que afirmou ter sido alvo de uma tentativa de intimidação ligada a uma facção criminosa, a Câmara Municipal de Cosmópolis divulgou uma nota oficial sobre o caso nesta quinta-feira (23).

No documento, assinado pelo presidente André Luiz Barbosa Franco, o Legislativo destaca que “as manifestações ocorridas em plenário são de inteira responsabilidade de seus autores”, conforme prevê o Regimento Interno e o princípio da liberdade de expressão parlamentar. A nota também reforça que a Câmara “não compactua com qualquer tipo de ameaça, intimidação ou desrespeito entre seus membros”, e que permanece “à disposição dos órgãos competentes para eventuais apurações”.

O pronunciamento ocorreu após grande repercussão do discurso de Xandão, que, em tom de confronto, acusou um colega de acionar integrantes de um “comando” para falar com ele fora da Câmara. O parlamentar ainda fez declarações consideradas ofensivas durante sua fala, o que elevou a tensão no plenário.

A reportagem questionou a Presidência da Câmara se será instaurado algum procedimento com base no Código de Ética ou Regimento Interno diante da gravidade das declarações, e ela afirmou “A Câmara Municipal de Cosmópolis, através de sua presidência, assegura que está tomando todas as medidas cabíveis – conforme seu Regimento – e que está criando um Conselho de Ética para que todos os casos que forem protocolados neste Casa de Leis sejam apurados”.

Veja na íntegra:

NOTA OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE COSMÓPOLIS

A Câmara Municipal de Cosmópolis, por meio de sua Presidência, vem a público manifestar-se diante das declarações proferidas durante a sessão ordinária realizada no dia 21 de outubro de 2025.

Durante o uso da palavra, um vereador mencionou suposta ameaça envolvendo outro parlamentar e autoridades locais. Diante da repercussão do caso, a Presidência esclarece que as manifestações ocorridas em plenário são de inteira responsabilidade de seus autores, conforme dispõe o Regimento Interno e o princípio constitucional da liberdade de expressão parlamentar.

A Câmara Municipal reafirma que não compactua com qualquer tipo de ameaça, intimidação ou desrespeito entre seus membros, mantendo-se à disposição dos órgãos competentes para eventuais apurações, caso necessário.

O Poder Legislativo de Cosmópolis segue comprometido com o respeito, a ética e a transparência no debate público, preservando sempre a harmonia e a independência entre os vereadores.

Câmara Municipal de Cosmópolis,
23 de outubro de 2025.

André Luiz Barbosa Franco
Presidente da Câmara Municipal de Cosmópolis

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.