23/10/2025

Vereador Xandão acusa colega de acionar “comando” para intimidá-lo durante sessão da Câmara

“Exceto a vereadora Thalita, ninguém aqui usa calcinha. Tem que ser mais homem de chegar e tratar o problema direto” disparou o parlamentar no uso da fala. Comissão de ética da Câmara ainda não se pronunciou

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cosmópolis, o vereador Xandão fez uma declaração polêmica ao afirmar que teria sido alvo de uma tentativa de intimidação ligada a uma facção criminosa. A fala ocorreu por volta de 1h20min da transmissão oficial da sessão, disponível no canal do Legislativo no YouTube.

“Quero deixar aqui bem claro que eu não sou filho de pai assustado. Eu não tenho medo daquilo que eu falo, daquilo que eu aponto e daquilo que eu faço. Então não adianta pedir para ninguém vir falar comigo aqui na porta da Câmara, porque ou você corre com o político ou você corre com o comando”, disse Xandão, em tom de confronto.

Em seguida, o parlamentar afirmou que um colega não teria suportado o embate político e teria recorrido a integrantes de um “comando” para conversar com ele fora do plenário. “Acho isso uma falta de ética, até porque acredito que, exceto a vereadora Thalita, ninguém usa calcinha. Tem que ser mais homem de chegar e tratar o problema direto”, completou.

O discurso incluiu menções aos vereadores o que elevou a tensão no plenário da sessão desta terça-feira. Xandão também criticou a suposta contradição de um dos parlamentares que, segundo ele, buscaria apoio de um deputado estadual em vídeos públicos, mas recorreriam a intermediários “quando o negócio aperta”.

Em sinal de incredulidade, o vereador e Guarda Municipal Fábio Teixeira Louro chega a questionar: “Como assim? Comando? Comando da Guarda?”. Momento que recebe a negativa de Xandão voltanado a mencionar que seria uma facção criminosa.

A fala causou reação imediata entre os presentes, e deve repercutir politicamente nas próximas sessões. Até o momento, não há registro de manifestação oficial da Mesa Diretora ou da Comissão de Ética da Câmara sobre o caso.

Assista:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.