Vereadores discutem descarte irregular de lixo em Cosmópolis
Pauta abordada por parlamentares foi motivada por incidente com moradores que descartaram entulhos um dia após limpeza feita pela Prefeitura
Da redação
A limpeza pública foi tema da Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Parlamentares discutiram o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios após um incidente frente ao condomínio na Paulo de Azevedo Filho, onde moradores despejaram entulhos um dia após a Prefeitura limpar o local.
O episódio foi registrado pelo Centro de Operações Integradas (COI) na tarde de terça-feira, que identificou residentes do condomínio descartando resíduos no espaço já limpo na segunda-feira (10).
O vereador Felipe Tavares criticou a situação e cobrou medidas. “Nossa cidade está cheia de lixo. O pessoal está jogando lixo demais”, afirmou. “Precisamos tomar ciência e alguém precisa se posicionar sobre isso”, acrescentou, referindo-se ao descarte em ruas e calçadas.
Apesar das críticas ao descarte irregular por parte dos munícipes, Tavares elogiou o serviço realizado pela Secretaria de Serviços Públicos.
Caso de descarte irregular
A denúncia foi feita pela Prefeitura Municipal, por meio das redes sociais. Em nota, a Administração reforçou “a importância do respeito às normas de descarte de resíduos e solicita a colaboração na preservação do espaço público. A prática de jogar entulhos nas vias e calçadas não apenas prejudica a limpeza urbana, mas também traz riscos à saúde e ao meio ambiente”.
Veja fotos:
Além de Felipe Tavares, outros vereadores também se manifestaram sobre o descarte irregular de entulhos. GM Fábio retomou o caso da Rua Paulo Azevedo Filho e destacou um estudo da Secretaria de Segurança que identificou o local como o ponto da cidade com maior número de homicídios. “Com aquela mata e o descarte de entulho, o bairro fica feio, ruim e inseguro”, afirmou.
Fábio também defendeu a criação de ecopontos no município, espaços destinados ao descarte voluntário de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), móveis, restos de poda e resíduos recicláveis.
O vereador André Cappato, por sua vez, abordou, através de um requerimento, a situação de um terreno público na Avenida da Saudade, esquina com a Rua Carlos Leopoldo Bottcher. Segundo ele, o espaço acumula grande quantidade de lixo e entulho, causando transtornos aos moradores da região. No documento apresentado na sessão ordinária, ele solicitou ao Executivo a limpeza do espaço.
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.