07/10/2026

Vila Musical realiza “Concerto Medieval” nesta quarta (7), em Cosmópolis

Apresentação temática ocorre 20h no Teatro do Paulo Freire, com entrada gratuita

Foto: Reprodução/Vila Musical

Da redação

A Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, a Vila Musical, realiza nesta quarta-feira (7), às 20h, o “Concerto Medieval”, em Cosmópolis. A apresentação ocorre no Teatro do Paulo Freire, com entrada gratuita e participação aberta ao público.

O concerto será apresentado pela Camerata de Cordas Heitor Villa-Lobos, formada por alunos de violino, viola e violoncelo da Vila Musical. A apresentação terá uma proposta temática, com os músicos caracterizados com elementos associados ao período medieval.

De acordo com o Maestro Jonathan Santos, responsável pela Camerata e idealizador do concerto, a proposta surgiu a partir de uma ideia desenvolvida no ano passado. A apresentação reúne músicas relacionadas a filmes e séries que possuem temática medieval.

“Nós tocamos músicas, temas de séries, filmes do tipo medieval, como Game of Thrones, Gladiador, Senhor dos Anéis e assim por diante”, explicou o maestro.

A proposta não é reproduzir integralmente a música medieval, mas utilizar a temática como elemento da apresentação. Segundo Jonathan, os integrantes da Camerata também participam caracterizados de personagens associados ao período, como príncipes, princesas, cavaleiros e monges.

O público também é convidado a participar da proposta e comparecer caracterizado. “A gente pede para que o público venha fantasiado do seu personagem medieval favorito”, afirmou.

Além dos integrantes da Camerata, a apresentação terá participação especial de alunos dos professores Isabella Nogueira, Max Silva e Renan Rodrigues.

O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Cosmópolis, com realização da Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos.

Vila Musical

A Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, conhecida como Vila Musical, atua na formação musical em Cosmópolis e oferece atividades voltadas ao ensino de diferentes instrumentos.

Entre os projetos desenvolvidos pela escola está a Camerata de Cordas, formada por alunos e utilizada também em apresentações públicas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.