30/01/2022

Desemprego cai para 11,6%

Número de desempregados ficou em 12,4 milhões

Pelo menos 1,5 milhão de pessoas voltaram ao mercado de trabalho no país entre os meses de setembro e novembro do ano passado. Com isto,  o número de desempregados ficou em 12,4 milhões. Neste período, a taxa de desocupação caiu para 11,6%, ante os 13,1% registrados no trimestre anterior.

A PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE, mostra que neste mesmo período de 2021, o número de pessoas que conseguiram emprego foi bem maior: 2 milhões e 100 mil.

O IBGE atribui esse resultado à sazonalidade dos meses de fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações. A maior contribuição para o aumento da população ocupada veio do comércio. A taxa subiu 4,1%, o que representa 719 mil pessoas a mais trabalhando no setor.

A pesquisa aponta que, assim como nos trimestres anteriores, o número de empregados com carteira assinada no setor privado continuou aumentando. O crescimento foi de 4,0% em relação ao trimestre encerrado em agosto, o que representa mais 1 milhão e 300 mil pessoas no mercado formal. Os segmentos que mais contrataram foram comércio, indústria, saúde e educação, e tecnologia da informação e comunicação.

A taxa de informalidade ficou em 40,6% e se manteve estável frente ao trimestre anterior. Já o rendimento real do trabalhador caiu 4,5% em relação ao trimestre anterior e 11,4% em relação a setembro, outubro e novembro de 2020.

No trimestre encerrado em novembro, o trabalhador recebeu menos R$ 2.444,00, o menor valor já registrado desde 2012, quando começou a série histórica da pesquisa.

Agência Brasil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.