05/06/2020

Educação de Valinhos inicia segunda etapa de atividades em plataforma digital

A partir da próxima segunda-feira (8) os alunos da Rede Municipal de Ensino terão acesso à segunda fase de atividades através da plataforma EducaDigital.

A Secretaria de Educação anunciou que a partir da próxima segunda-feira (8) os alunos da Rede Municipal de Ensino terão acesso à segunda fase de atividades através da plataforma EducaDigital.

Nesta segunda etapa, que foi construída através da realização de reuniões virtuais nas últimas semanas, o conteúdo que passará a ser oferecido será produzido pelos próprios professores da rede. “Foram oito reuniões virtuais e delas participaram a área pedagógica da Secretaria de Educação, Diretores, Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores Formadores cujo objetivo era debater e estabelecer quais atividades seriam disponibilizadas nas próximas semanas, uma vez que não temos ainda uma ideia de quando as aulas serão retomadas”, disse a Diretora de Divisão Pedagógica da Secretaria de Educação Ana Angélica Júlio.

“É importante que os pais e alunos fiquem atentos, pois nessa nova etapa as atividades serão semanais, podendo ter prazos estipulados pelos professores para finalização, sendo assim, o acesso à plataforma é de fundamental importância”, explica. Após a realização das atividades, elas poderão ser corrigidas pelos professores e ter devolutivas, quando necessário.

A Diretora de Divisão Pedagógica também lembra que o EducaDigital disponibilizará um ‘chat’ onde os alunos poderão tirar as dúvidas relacionadas ao conteúdo ou atividades diretamente com o professor da disciplina.

Ana Angélica lembra que a Plataforma EducaDigital foi adaptada e ajustada para atender aos alunos da rede municipal de ensino que estão em isolamento social, atendendo às modalidades de ensino previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação e no Currículo Paulista e, e foi colocada no ar no começo de maio e só vem recebendo elogios de pais e professores como este recebido pela professora coordenadora da área de português: “Elisa, gostei muito das atividades de Português de todos os anos. Ótimas temáticas, gêneros, desenvolvimento das aulas, forma de apresentação, enfim…. Estão de parabéns”.

De acordo com ela, essas atividades poderão ser utilizadas na reposição das aulas, assim que o Ministério da Educação (MEC) estabelecer os critérios para que isso ocorra. Além disso, explicou que nessa nova etapa, além dos conteúdos específicos que estarão na Plataforma EducaDigital, a Secretaria também disponibilizará os livros complementares do EMAI/LER E ESCREVER – para os alunos do 1º ao 5º ano.

A professora Ana Angélica também explica que, juntamente com os Diretores, Vice-diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores Formadores, ficou estabelecido que, em relação aos alunos que não tem condições de acesso à plataforma, será entregue material de apoio impresso.

Para o professor Zeno Ruedell, Secretário de Educação, desde que a Plataforma EducaDigital foi adaptada em tempo recorde para atender as necessidades dos alunos da Rede Municipal e que a preocupação era oferecer conteúdo pedagógicos de qualidade. “Toda equipe trabalhou e está trabalhando com afinco para que o melhor chegue aos nossos alunos nesse momento diferenciado pelo qual a educação do mundo está passando. “Todo o conteúdo que será oferecido nesta nova etapa está sendo construído com o aval de nossos Coordenadores Pedagógicos e Diretores de unidades escolares que participaram das videoconferências e puderam assim conhecer as ações que serão realizadas de forma remota”, disse.

Para ele, o sucesso desse período depende, sem a menor dúvida, do real e profundo envolvimento, neste inovador trabalho, de todos os professores, Vice-Diretores Coordenadores e Diretores de cada Unidade Educacional e pais de alunos

Para acessar a plataforma EDucaDigital, alunos e professores devem acessar o link: https://aluno.educacidadedigital.com.br/login, que estará disponível na segunda-feira na página da Secretaria de Educação no site da prefeitura, www.valinhos.sp.gov.br, e realizar o login com o Registro do Aluno (RA).

APLICATIVO

Além da plataforma, específica da Secretaria de Educação, os alunos da Rede Municipal passaram também, na primeira quinzena de maio, a ter acesso aos conteúdos pedagógicos de qualidade através do aplicativo CMSP Educação (Centro de Mídias São Paulo). O aplicativo foi criado em parceria Secretaria Municipal de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria de Educação do Estado, que adaptou o conteúdo para a realidade dos municípios paulistas.

O Portal Portal ON oferece notícias curtas e objetivas para serem lidas em até 60 segundos. Clique AQUI, curta a fanpage e fique por dentro dos principais fatos da nossa região.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.