14/05/2023

Educação positiva cria filhos mais saudáveis

Educação socioemocional que a criança recebe em casa é parte importante para o convívio em comunidade

“Mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente”. O trecho do livro ‘Se as coisas fossem mães’, da escritora brasileira Sylvia Orthof, lembra que a maternidade está associada ao carinho e ao vínculo de responsabilidade que une mães e filhos.

A educação socioemocional que a criança recebe em casa é parte importante para o convívio em comunidade. Há exemplos de mães que planejam como educar os filhos antes mesmo deles chegarem ao convívio familiar.

Esse é o caso da assessora de imprensa Bárbara Mattar, moradora de Brasília. Mãe do Bento, de dois anos e meio, Bárbara encontrou na educação positiva um direcionamento para entender as necessidades do filho e partilhar ensinamentos diferentes dos que ela recebeu na infância.

Maya Eigenmann, pedagoga, educadora parental e autora do livro ‘A raiva não educa. A calma educa: por uma geração de adultos e crianças com mais saúde emocional’, explica que a educação positiva pode ser entendida como uma filosofia de vida baseada no respeito.

A especialista ressalta que embora a educação positiva faça parte de um campo de pesquisa com quase 80 anos de existência, somente há pouco tempo ele tem se difundido.

E que para evitar uma educação baseada em processos autoritários, constrangedores e até ameaçadores, mães e pais precisam de uma tomada de consciência sobre a educação dos filhos, além de entender que a mudança não é instantânea.

Assim, de acordo com essa abordagem, desenvolver o comportamento da criança, sem deixar de colocar os limites necessários para sua criação, pode proporcionar uma formação saudável às futuras gerações, quebrando ciclos de violência na educação.

Agência Brasil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.