01/02/2022

Em 2021 o Brasil criou mais de 2,73 milhões de empregos com registro

O resultado positivo vem mesmo com uma queda em dezembro, quando quase 266 mil vagas foram fechadas

O Brasil criou pouco mais de 2,73 milhões empregos com carteira assinada em 2021, segundo dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta segunda-feira. O resultado positivo vem mesmo com uma queda em dezembro, quando quase 266 mil vagas foram fechadas.

Em dezembro, apenas o setor de Comércio registrou alta, com mais de 9 mil vagas abertas. Serviços, que geralmente apresentam o maior número de contratações, dessa vez ficou em primeiro nas demissões com mais de cem mil vagas fechadas. Na sequência ficaram Indústria, Construção e Agropecuária.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Dalcomo, explicou que essa redução em dezembro ocorre todos os anos.

Já no acumulado de 2021, o setor de Serviços foi o grande destaque com mais de 1,2 milhão postos abertos. Todos os estados apresentaram saldo positivo. Mais de 1,5 milhão de vagas abertas foram destinadas a jovens entre 18 e 24 anos.

O ministro Onyx Lorenzoni disse que o saldo total de 2021 foi o maior da década e destacou a importância de programas como o auxílio emergencial, o Pronampe e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a retomada econômica no ano passado levou à redução do desemprego, que chegou a 11,6% em novembro, segundo o IBGE. O texto destaca também que o nível de desemprego ficou em patamar inferior ao registrado entre setembro de 2016 e junho de 2019 mesmo com o aumento da força de trabalho, já que mais pessoas voltaram a procurar emprego.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.